Marketing Digital Daniel Martins

Você sabe como se relacionar com sua lista de e-mail? (Parte 2)

EMAIL MARKETING – COMO SE RELACIONAR COM A SUA LISTA DE EMAIL

Aprenda o método utilizado por milhares de profissionais do Marketing Digital para se relacionar com sua lista de email.


relacionamento com sua lista de e-mail

Email marketing

Olá galera, essa é nossa dica 2 de como trabalhar com e-mail marketing de forma eficiente.

[Parte 3] – 5 dicas pra você bombar sua lista de contatos

[Você está aqui] – Você sabe como se relacionar com sua lista de e-mail?

[Parte 1] – Como fazer uma boa sequência de e-mail

Uma das principais formas de divulgação de empreendimentos via internet é, sem sombra de dúvidas, o e-mail marketing. É o tipo de publicidade que está às mãos de todo empreendedor, só dependendo dessa pessoa a qualidade e a forma de abordagem do público-alvo de seu negócio.

Você quer aprender como criar um bom relacionamento com sua lista de e-mail e transformar seus leads em compradores? Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  • Quais as vantagens do e-mail marketing
  • Como começar um relacionamento via e-mail marketing
  • Refinamento da sua lista e-mail
  • O verdadeiro relacionamento com sua lista de e-mail que poucos conhecem

VANTAGENS DO E-MAIL MARKETING


A popularidade do e-mail marketing se deve a ser uma estratégia de divulgação com um dos mais altos níveis de ROI – ou Retorno Sobre Investimento – de que se tem notícia no universo do marketing.

Isso se deve ao fato de o investimento ser baixo, comparado à fidelização de clientes e ao número de vendas que se pode conquistar.

Caso se saiba como gerenciar a lista de e-mail – e se relacionar corretamente com os contatos – é possível contar-se com uma ferramenta que ofereça lucro e vendas por muito tempo.

>> Leia também:  A estratégia de lançar um blog do ZERO!

Por isso mesmo, a busca por uma campanha de e-mail marketing de excelência deve ser uma grande prioridade dentro do negócio.

Caso você não se sinta apto a conduzir o relacionamento com a lista de e-mail, pode-se contratar um serviço especializado, de relacionamento digital.

O começo do relacionamento via e-mail marketing

A primeira etapa a ser percorrida, para a criação de sistema de e-mail marketing com grande eficiência é obter uma lista de contatos. Você pode capturar sua e-mails para sua lista através das landing pages, formulários de capturas, pop ups, etc.

A principal motivação, nesse caso, é que tal lista de e-mail seja utilizada para o envio de conteúdo e de informações relevantes para o público-alvo, que ainda terá de contar com promoções e ofertas.

Para que seu contato seja positivo e exitoso, a lista deverá ser composta por pessoas que tenham autorizado o recebimento de e-mails com as informações sobre a empresa. O nome desse tipo de contato é “opt-in”.

Refinamento de lista de e-mail

Há muitos casos conhecidos de empreendedores que contam com boas listas de e-mails, mas não distinguem seus contatos, ou seja, não trabalham a segmentação, ou o refinamento, da mesma.

Isso ocorre porque tendem a se dedicar a fazer campanhas para segmentos de mercado diferentes e, por essa razão, acabam formando uma lista de e-mail diversificada.

>> Leia também:  TOP 10 assuntos de Marketing Digital para 2016!

A grande questão é que sua lista tende a perder em qualidade, já que um certo grupo tem interesse apenas nas novidades sobre A, outro grupo sobre B etc… não necessariamente o primeiro grupo irá desejar saber sobre outros temas, então isso pode acabar fazendo com que os membros da lista de e-mail com interesse por A deixem-na, enfraquecendo seu negócio.

Então, o assunto proposto na página de captura que levou àquele contato deve ser respeitado estritamente, para que você não perca a audiência – conquistada sempre após tanto trabalho.

Empreendedor online Revela: Como faturar 300.000 dólares ou Mais por Ano na Amazon e no Ebay Trabalhando em Casa, com Compra e Venda de Produtos Online!

Isso é o caminho mais curto para perder dinheiro, e lhe afastará do sucesso desejado.

O VERDADEIRO RELACIONAMENTO COM A LISTA DE E-MAIL

Lista de e-mail

E-mail marketing

O aquecimento da lista

Este seria o segundo grande passo para fortalecimento do relacionamento com os contatos da lista de e-mails.

Claro que o que chamamos de “aquecimento” não se refere apenas ao envio contínuo de e-mails, sem critério, dia após dia; mas sim, devem ser mensagens construídas com uma visão, uma estratégia clara de negócios, para que o relacionamento se estreite cada vez mais.

Isso sim poderá fazer com que você ganhe dinheiro na internet.

Informação é tudo

Ao dar início ao efetivo relacionamento com a lista de e-mail, é fundamental que você forneça informação relevante sobre os temas de interesse, seja conteúdo, produto ou serviço.

O encantamento por meio do texto – com estratégias como storytelling e copywriting – tem feito a cabeça de muitos empreendedores, que fascinam grandes parcelas de público, através do uso de tais estratégias.

Sendo assim, o conteúdo de cada e-mail é fundamental para que todos os seus contatos possam se sentir impelidos a abrir, a ler e – como objetivo último – compartilhar tais informações.

Apenas dessa forma os resultados serão muito positivos; o que só será obtido se o empreendedor – ou o responsável pela área de marketing – fizer o acompanhamento permanente do processo, desde o primeiro momento de refinamento da lista.

Tal acompanhamento será feito com o monitoramento e análise de dados e resultados.

Estreitar a relação

Então, ao ter organizado sua lista de e-mails por segmento, o foco deverá ser o de manter um relacionamento sempre próximo.

Para conseguir atingir essa finalidade, é importante lembrar seu público de seu empreendimento, constantemente – como em um branding benfeito – e fazer com que os clientes se sintam inseridos e integrados a seu ambiente de trabalho e negócios.

Branding via e-mail marketing

O relacionamento com a lista de e-mails propiciará um fortalecimento da marca, agregando valor e, consequentemente, solidez à mesma, tornando-se sinônimo de clientes admiradores e parceiros verdadeiros da trajetória do negócio.

O e-mail marketing também servirá de veículo para a apresentação de promoções e ofertas. Por isso, não perca tal oportunidade de expandir seus negócios; com vendas em ascensão constante.

O grande conselho, para que se obtenha sucesso na empreitada de relacionamento com a lista de e-mails, é o de fazer um trabalho constante, mas gradual e amigável. Sem que qualquer cliente se sinta invadido.

Dessa forma, o laço cliente-empresa será formado e quando isso ocorre é difícil rompê-lo, já que na mente do cliente, você e sua marca são sinônimos de qualidade em um determinado nicho. Este é o objetivo de um relacionamento de negócios benfeito.

Gostou do artigo? Receba mais dicas como essas no seu e-mail.


Sobre o autor | Website

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

Seja um VIP DO MEU BLOG! EU vou literalmente te mostrar o PASSO a PASSO para você finalmente ganhar dinheiro na internet  

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários