FAQ Daniel Martins

FAQ #1 – Marketing Digital

Olá pessoal!

Estou inaugurando hoje um evento diferente do que vejo no mundo do marketing. Estou abrindo um espaço aqui no blog para você enviar a sua pergunta pra mim sobre qualquer assunto que você tiver sobre Marketing Digital. Resolvi abri uma espécie de FAQ (perguntas mais frequentes), do mundo do Marketing!


Claro que não sei tudo (e ninguém sabe), mas com certeza terei toda boa vontade do mundo pra matar a sua dúvida e que provavelmente é a de muitos outros.

Esse espaço é pra você que sempre manda um e-mail pro seu Guru e ele mal perde o tempo dando atenção no que você tem de questionamento. É pra você que está começando a engatinhar nesse mundo de entretenimento online e não tem a quem recorrer, na hora da dúvida.

FAQ #1 – MARKETING DIGITAL

Marketing Digital

Aproveite este espaço e pergunte o que desejar (sobre Marketing digital, é claro!)

Vou começar esse espaço com o e-mail que recebi da Cynthia. Ela me autorizou a expor o e-mail dela aqui no blog, então não se preocupe que não estou fazendo nada ilegal ou inventando hehe.

O e-mail dela diz assim:

Bom dia!

Respondendo ao seu contato, sou pedagoga, com pós graduação em psicopedagogia institucional. Sou proprietária de uma escola de educação infantil a 7 anos, mas estou tentando vender há mais de um ano e caso não consiga vender até o final do ano, pretendo fechar. Tenho 3 filhos, 10, 4 e 2 anos, e meus planos para o próximo ano estar mais presente na vida deles, já que hj com a escola trabalho cerca de 14 hr por dia, e sobram poucas horas para eles.
Por isso estou buscando o meio digital, gostaria de trabalhar em casa. Estou pesquisando, para tentar entender melhor esse meio, gostaria de associar esse trabalho de vendas pela internet com minha área, educação. Pensei em vender cursos ou ebooks da área, já andei pesquisando alguns cursos no hotmart e achei bem interessante o material, poderia fazer um blog escrever artigos tentando ajudar professoras e quem sabe pais também. Gostaria de alguma ajuda neste sentido. O que você acha, tem campo para isso?
Agradeço seu contato

Bom essa dúvida com certeza é a de milhares de pessoas… A pergunta que não quer calar:

>> Leia também:  RioXMarketing - Agência de marketing digital, vale investir?

Como começar um projeto digital?

Ou…

Qual o melhor caminho a seguir para ganhar dinheiro em casa, no meu tempo vago?

Pra responder a pergunta da Cynthai, eu faço outra pergunta a você. O que você acha que seria melhor pra você, para você ganhar dinheiro na internet?

Vamos destrinchar a pergunta da nossa amiga:

1 –  Tem 3 filhos, trabalha mais de 14 horas por dia, não tem tempo hábil para se dedicar aos filhos e gostaria de ter um negócio online que lhe ajudasse financeiramente.
2 – Está começando a pesquisar na internet sobre mais informações para ganhar dinheiro através da internet.
3 – Está em dúvida de qual caminho seguir… Não sabe se vende Ebooks, se trabalha como afiliado ou se construi um blog no nicho que ela trabalha “fisicamente”, vamos dizer assim.

Bom essa dúvida com certeza é a de milhares de pessoas… A pergunta que não quer calar:

Como começar um projeto digital?

Ou…

Qual o melhor caminho a seguir para ganhar dinheiro em casa, no meu tempo vago?

Pra responder a pergunta da Cynthia, eu faço outra pergunta a você. O que você acha que seria melhor para ganhar dinheiro na internet?

Antes de mais nada, você precisa ler esse artigo pra começar a entender como realmente é trabalhar pela internet.

Leia aqui

Não existe nenhuma fórmula para se ganhar dinheiro e sim um trabalho de planejamento e persistência. Independente do caminho que você seguir, se você investir seu tempo e dedicação ao projeto, você consegue ganhar uma boa grana.

Vamos supor que você deseje começar, trabalhando com vendas de serviços locais pela internet. Se você escolher sua prestação de serviço para os outros, basicamente você precisa de:

– Um local para anunciar seu serviço (pode ser no Facebook, um site de anúncios, um blog, etc);
– Um público que se interesse pelo o que você tem a oferecer;
Esse é um caminho bem geral…

Agora, e no caso de se trabalhar como afiliado ou com blog para um nicho específico?

Primeira coisa, para se trabalhar como afiliado você precisa definir bem qual estratégia irá utilizar e qual produto irá promover. As melhores estratégias para se trabalhar como afiliado são:

Empreendedor online Revela: Como faturar 300.000 dólares ou Mais por Ano na Amazon e no Ebay Trabalhando em Casa, com Compra e Venda de Produtos Online!

– Blogs (os mini-sites são ideais para isso. Geralmente se cria um blog para falar especificamente de um produto);
– Facebook Ads, YouTube Ads ou uma plataforma de anúncio que permita que você segmente seu público e tenha um tráfego qualificado;

>> Leia também:  RioXMarketing - Agência de marketing digital, vale investir?

Para você trabalhar com os minis-sites, você precisa de:

– Domínio;
– Hospedagem;

Saber um pouco de:

– WordPress e HTML (o básico de hmtl já está ótimo);
– Ferramentas de análises de concorrência (explico abaixo);
– SEO (explico abaixo);

A ideia principal dos mini-sites é criar um blog na maioria das vezes voltado para um produto que você queira promover. Como essa é uma estratégia que irá trabalhar mais com tráfego orgânico, é fundamental que o seu mini-site seja bem ranqueado no Google para receber mais visitas. É aí que as ferramentas de análise de concorrência entram.

Algumas delas:

MajesticSEO;
Semrush;
Ahrefs;

Existem outras, mas essas dá para começar… Em posse das ferramentas, você basicamente faria uma busca no Google sobre o produto que você quer trabalhar e analisaria os sites que estão nas primeiras posições das SERPS.

Dependendo da sua análise, você determina se consegue ou não ranquera melhor do que a concorrência. A ideia básica é essa, para mini sites.

Para tráfego pago como Facebook Ads e Youtube Ads, você precisa basicamente de:

– Dinheiro para investir, isso é óbvio hehe
– Conhecer seu persona (o seu público)
– Saber um pouco sobre Copywrite, persuasão, gatilhos mentais (isso ajuda na hora de elaborar a sua headline do e-mail, texto, descrição, escolha de imagens, etc…)

Conhecer um pouco sobre:

– A estrutura das plataformas (como criar Pixels de conversão, Público personalizado, público lookalike e as normas que os sites determinam para anunciar)

A ideia geral do Facebook Ads é criar anúncios segmentados e trabalhar este público para que saiam da posição de visitantes do seu site/site do produtor e passem para compradores.

Bom, esses são os conceitos principais sobre a estratégia de se trabalhar vendendo serviços e vendendo produtos digitais como afiliado.

Se você pretende criar um blog para falar sobre algo que você gosta, você precisa antes de mais nada saber:

– Se há público para o que você tem a dizer;
– Se existe alguma forma lucrativa de monetizar (seja como afiliado, seja vendendo serviços, seja com o Adsense, etc.);
– Se a concorrência é muito grande (a concorrência pode atrapalhar a você ter os resultados que espera em menos tempo, não necessariamente quer dizer que quanto maior a concorrência, mais impossível é de você ganhar dinheiro… Nada disso! Tudo depende do seu trabalho).;

>> Leia também:  RioXMarketing - Agência de marketing digital, vale investir?

Logicamente, existem outras formas de você monetizar pela internet.. Vou listar abaixo alguns que já fiz e sei que dá um bom retorno.

Você pode trabalhar como:

Freelancer (todo mês quando eu quero ganhar uma grana extra ou preciso comprar algo para minha namorada, eu faço um “bico” de freela no site da Workana). É uma excelente forma de você trazer soluções, para quem precisa dos seus serviços.

Vendendo protudos físicos (eu já tive vendi muita porcaria pela internet (kkkk). Vendia muito produto importado, suplemento e até celulares. È um caminho bom, mas hoje em dia está dificil concorrer com os grandes deste mercado).

Invesntindo em ações (eu não entendo nada de ações… Mas, como eu na época eu tinha um dinheiro sobrando, resolvi arriscar em uma ação qualquer da vida, pra ver se eu ganhava alguma coisa. No final acabei perdendo dinheiro, eu não sabia nem o que está fazendo… Mas, tem gente que ganha muito dinheiro investindo em ações e se não me engano em ações binárias. Pode ser um bom campo para você atuar!)

Criando produtos (você não precisa somente trabalhar como afiliado. Se você tem um nicho na cabeça, sabe que se você falasse sobre tal assunto, as pessoas se interessariam, nada impede que você crie um Ebook por exemplo e venda ele na internet. Eu mesmo tenho um produto na Amazon que de vez em quando me rende uma grana por mês. Se você não sabe como escrever ou não tem saco pra isso, contrate alguém no Workana e peça que faça um pra você!)

Bom galera essas são algumas ideias gerais sobre o que você pode fazer para ganhar dinheiro pela internet. Tudo agora depende do caminho que você irá escolher e o que você irá fazer para realizar seus objetivos.

Nunca pense que trabalhar pela internet é fácil… Não caia na ilusão de o dinheiro irá cair do céu, nem muito menos desista quando aparecer a primeira pedra no seu caminho. Persista e tenha coragem de investir em você mesmo, os resultados irão aparecer, com certeza!

Vou ficando por aqui!

Se você tem alguma pergunta e quiser ser o próximo a aparecer aqui no FAQ do Marketing Digital, entre em contato comigo e mande sua pergunta. Estou aqui pra te ajudar a ter sucesso como empreendedor!

Um abraço!


Sobre o autor | Website

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

Seja um VIP DO MEU BLOG! EU vou literalmente te mostrar o PASSO a PASSO para você finalmente ganhar dinheiro na internet  

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!