Como criar um negócio online?

Fala pessoal, tudo bem?

Meu objetivo com este artigo, não é ranquear no Google e gerar tráfego, não é te vender um curso, não é fazer com que você perca tempo, nada disso… Quero te mostrar na prática, como você pode montar um negócio na internet, do zero!


Infelizmente não tenho muito tempo mais pra tomar conta deste blog, mas vou procurar sempre trazer uma dica pra você, tudo bem? E espero, do fundo do coração, que você leia, entenda e principalmente, coloque em prática… É sério, coloque a mão na massa que os resultados irão aparecer.

Este artigo é uma forma resumida dos vários cursos que existe no mercado digital… O melhor, tudo aqui pra você é de graça! Se você se aprofundar no que irei mostrar aqui, você terá excelentes resultados. Aproveite!

Enfim…

Vai ser mais um artigo prático, sem muita teoria e sem balela… Mas… Para te dar uma breve explicação, um negócio online se baseia naquilo que você faça, para gerar/movimentar dinheiro.

Este negócio pode ser:

  • Um e-commerce;
  • Uma consultoria;
  • Uma venda pelo Mercado Livre;
  • Um negócio como Freelancer;
  • Um blog;

Temos várias opções para você trabalhar, mas no nosso caso vamos montar um negócio com blogs. Neste artigo vou reunir toda minha experiência e expertise (me senti agora), com blogs e te mostrar como você pode criar o seu ainda hoje.

Bora pra prática.

Como criar um negócio online?

como criar um negócio online

Primeiro passo:  Definir qual será o nicho.

Um nicho pode partir de uma ideia sua, de uma pesquisa em revista, em sites, enfim… Você precisa ter 2 pensamentos básicos bem definidos, antes de escolher um nicho:

  1. Este nicho é lucrativo?
  2. Este nicho tem um bom público?

Tá Daniel, você não esqueceu de mencionar se este nicho é concorrido, não? Sim, é um fator importante analisar a concorrência… Mas, nos dias atuais, onde não há concorrência, não é mesmo?

Então, como forma de incentivo e para que você não olhe a dificuldade, procure se orientar nesses 2 pontos por enquanto; nicho lucrativo e público.

Como exemplo, vou usar o blog que ainda nem terminei, falta uns ajustes… Vou fazer este site ao mesmo tempo que escrevo este artigo. Espero que você veja o resultado final do blog e procure tomar como base.

Nicho escolhido foi de churrasco.

Passo 2: Pesquisar as palavras-chaves dentro do nicho.

É nas palavras-chave que iremos nos basear quanto ao tráfego que podemos gerar, CPC (custo por clique, bom para quem deseja monetizar via AdSense) e também saber quão concorrido é nosso nicho.

1 – Vamos até o Planejador do Google ou alguma outra ferramenta de busca de palavras-chave. Você também pode usar outras  ferramentas como:

Mas, pra não complicar muito, vou usar somente o Planejador do Google.

2 – Vá para o Planejador;

3 – Faça login;

4 – Entre com a palavra-chave principal e ampla do nicho, neste caso churrasco e depois clique no botão azul, em obter ideias. Veja na imagem:

planejador de palavras-chave

5 – Anote no bloco de notas ou no Word, algumas palavras-chaves que você achar interessante. Alguns pontos você precisa observar quando fazer isso:

Leia também:  É possível ganhar dinheiro apenas com muitos cliques? Estudo de caso!

Número de buscas mensais; Procure trabalhar com palavras-chave com no mínimo 100 buscas mensais para ela. Isso é relativo, pois teremos palavras-chave com menos buscas que isso, mas que são “quentes”, ou seja, são ideias de que quem procura por aquilo, tende a comprar.

Temperatura da palavra-chave;  Estamos procurando trabalhar com palavras “quentes” e que gerem conversão, tudo bem? Anote aí algumas palavras quentes:

  • Como fazer…
  • Curso de…
  • Preço de…
  • … vale a pena

Pessoas que procuram por isso no Google, tendem a estar num estágio final da compra. Ou seja, ela já passou pela etapa de comparação, pesquisa e agora está pronta para comprar. São essas pessoas que queremos.

Evite essas palavras:

  • Download de…
  • De graça;
  • Curso gratuito;
  • Baixar;

Quem está procurando por isso, provavelmente está procurando por alguma coisa gratuita. Não queremos isso, queremos fazer vendas!

Abaixo segue as palavras-chave que irei trabalhar:

como escolher palavras-chave

Essas são algumas das palavras-chave que quero trabalhar. Eu anotei no Word cada uma delas, baseado nas palavras-quentes, CPC (caso eu venha trabalhar com AdSense) e quantidade de visitas que posso levar para o site, com cada uma delas.

Note isso:

curso de churrasco

Separei duas palavras-chaves que são bem quentes. Mesmo com o pouco tráfego que posso gerar com cada uma delas, a chance de alguém comprar o curso que quero vender, quando alguém pesquisar sobre “Curso de churrasco” é muito grande.

Está pegando o espírito da coisa? Espero que sim!

Passo 3 – Verificar se existe um curso relativo ao nicho;

Este passo eu acho importante você definir, antes mesmo de começar a trabalhar no nicho. Eu já havia visto na internet um curso sobre churrasco, resolvi fazer uma pesquisa afundo e descobri que existe um curso legal para trabalhar, está na Hotmart.

Clique aqui para ver o Curso.

Alguns pontos você precisa levar em conta, antes de escolher o produto em qualquer plataforma;

+ Analisar página de vendas – Veja se tem informações sobre o curso, se há botões de CTA bem destacados;

Analisar vídeo de venda– Procure observar como é vídeo de vendas, se o vídeo é chato, ou se não é, se tem uma boa conversão e persuasão… Se o vídeo é só de texto, ou é sobre alguém apresentando o curso e por aí vai… Uma dica, se o vídeo estiver hospedado no YouTube, procure este vídeo no YouTube e procure analisar o número de visualizações e quantidades de likes ou dislikes. São bons indícios da eficiência do vídeo.

Não vou me prender a concorrência aqui neste artigo, mas vou falar sobre ela mais pra frente… Importante aqui é você verificar a eficiência e qualidade do produto. Pense como o possível comprador do curso, será que você compraria o treinamento? Será que o vídeo te convenceu?

Bom então não irei trabalhar com AdSense neste blog (eu acho) e defini como meta, vender o curso “Mestre do churrasco”.

Tudo bem por aí?

Até agora já definimo o nicho e produto. Separamos também algumas palavras-chave, dentro do nicho e que trarão possíveis tráfego qualificado, para o nosso blog.

Feito isso, vamos ao próximo passo…

Passo 4 – Comprando domínio/hospedagem

Essa dica aqui é muito utilizada pela galera que trabalha com Mini Sites. Conheço pessoas que possuem mais de 100 mini sites, imagina ter que registrar cada um deles por um preço alto?

Uma sacada e que considero importante é utilizar “extensões” – TLD (TLD é Top Level Domain, ou seja, extensão do domínio)” de domínios mais baratas.

Leia também:  Como ganhar dinheiro extra online

E uma extensão que aparentemente está na moda, é a .info.

Outro ponto muito importante e que até hoje é um mito pra mim… Tem gente que prefere usar a palavra-chave principal do curso ou a que tenha maior chance de converter, no domínio.

No nosso exemplo, a palavra-chave que achei melhor para trabalhar e com maior número de tráfego/temperatura de compra, foi a “como fazer churrasco”.


Logo, resolvi registrar o domínio: http://comofazerchurrasco.info. 

4.1 – Vá até o site: https://www.superdominios.org/

4.2 – Pesquise pela palavra-chave principal sua ou pelo nome do curso (caso esteja disponível e o produtor não achar um problema isso).

Depois de comprar seu domínio, aponte para o seu DNS (se você não tiver uma hospedagem, contrate uma. Eu utilizo a Hostgator). Eu não vou mostrar como você vai instalar o WordPress e nem contratar uma hospedagem. Há diversos tutoriais na internet mostrando isso e nosso foco aqui é outro…

Passo 5 – Configurações básicas do WordPress.

Agora que já temos domínio, hospedagem e instalamos o WordPress, vamos as configurações básicas que faço em todos os meus sites e de clientes.

configuração do wordpress 1Entre em Posts e exclua o post básico do WordPress. Faça o mesmo na página de exemplo.

5.2 – Siga até as configurações ou Settings e clique em Geral/General (caso seu WordPress ainda esteja em inglês):

Importante: Nesta tela, nós iremos configurar o título/tagline do nosso blog. É importante você colocar no título do seu blog a sua palavra-chave principal. Veja como ficou:

configuração do wordpress 2

Título: Melhores Carnes e Cursos para o seu churrasco!

Tagline: As melhores dicas para você preparar um churrasco de dar água na boca!

Note que não utilizei a minha palavra-chave principal, que é “Como fazer churrasco”, pois a mesma já está no nome do domínio. O que quero fazer aqui é “otimizar demais” o nosso site. Eu vou falar sobre otimização mais pra frente…

Ainda nesta tela, altere o idioma, coloque em Português. Salve.

5.3 – Ainda em Configurações, vá até Links permanentes.

Este é um ponto importante de todo site. Aqui nós iremos configurar nosso WordPress e colocar para que apareça o nome do artigo, nos artigos que iremos criar.

Veja como ficou:

configuração do wordpress 3

Salve as alterações.

Nas opções de Escrita/Leitura e Mídia, não iremos mexer, por enquanto.

Passo 6 – Configurando/instalando os plugins.

Os plugins são ferramentas auxiliares do WordPress, para te ajudar a personalizar/montar o seu blog. Eu costumo usar alguns plugins básicos em mini sites como esse, onde pretendo somente informar e vender. Dependendo do seu projeto, você poderá usar mais opções…

Segue a lista dos plugins que vamos instalar no nosso blog:

Contact form 7 – ideal para criar formulários de contato;

Google XML sitemap – parar criar um “mapa” do seu site… Irei mostrar mais a frente…Instale o que foi produzido pela:  Arne Brachhold.

Google XML sitemap for vídeos – mesmo objetivo do plugin acima, mas para vídeos.

Limit login attempt – Este plugin é ideal para manter a segurança do seu site. Evita por exemplo, acesso por bruteforce…

TinyMCE advanced – Plugins muito bom para criação/edição dos artigos no WordPress.

Reduce Bounce Rate – Serve para reduzir a taxa de rejeição do nosso site. É uma métrica importante para o Google e quanto menor a taxa de rejeição, mais interessante o site é para o Google. Não sei se funciona como deveria, mas sempre instalo.

Redirection – Serve para redirecionar possíveis páginas quebradas (page 404), para a Home do seu site

Leia também:  TOP 27 formas de Como ganhar dinheiro EXTRA

Askimet – Plugin padrão do WordPress e te ajuda a se livras dos comentários de SPAM.

Yoast SEO – Plugin fundamental para SEO do seu site. Já foi melhor na versão gratuita, hoje em dia está muito restrito. Mas, é fundamental ter um plugin desse tipo instalado.

Social Share Buttons  Social Pug – Plugin para compartilhamento de artigos em redes sociais.

Shortcode Ultimate – Excelente plugin para por vídeos, botões de compras, boxes informativas e muita coisa boa!

Pretty Link – Plugin para “embelezar” links de afiliado.

Exclua os plugins que já vem instalados no WP, como:

  • Mojo Marketplace;
  • Optin Monster;
  • Hello Dolly;
  • Jetpack;

No momento não serão necessários.

6.1 – Crie um formulário no Contact form 7.

Vá até, Formulário de contato e adicione um contato novo. Coloque qualquer nome e copie o ID do form que foi gerado. Acompanhe nas imagens:

Agora vamos criar uma página de contato. Vá até Páginas/Adicionar nova página. Coloque um título, por exemplo, contato.

Coloque um texto qualquer, clique na aba “Texto” e cole o código do formulário:

Publique a página.

6.2 – Configure o plugin TinyMCE.

Entre na configuração do plugin e selecione as opções que você desejar, habilite a caixa “menu do editor” e salve.

plugin TinyMCE advanced

6.3 – Ative o plugin Askimet

Siga os passos e escolha o plano Básico. Pegue o API e cole na configuração do plugin para ativá-lo.

6.4 – Yoast SEO

Entre na configuração do plugin Yoast SEO. Se aparecer uma informação falando sobre conflito com o plugin XML sitemap, desabilite essa opção do Yoast.

Ainda no plugin Yoast, clique no link (ver imagem abaixo), para configurar o plugin:

yoast 2

Siga os passos de preenchimento do Yoast. É bem intuitivo!

6.5 – Configure o plugin de compartilhamento – Social Share

Escolha as redes sociais que você pretende usar. Este plugin é bem simples, mas funciona e atende muito bem.

Passo 7 – Adicionando as páginas

Até agora já configuramos alguns plugins, nosso blog jajá toma forma. Agora vamos adicionar algumas páginas básicas, com a finalidade de tornar nosso blog mais natural aos olhos do Google e também para os leitores. Não queremos transparecer falta de credibilidade, pelo contrário…

As páginas que sempre procuro adicionar são as:

  • Sobre;
  • Contato;
  • Política de privacidade;

7.1 – Adicione uma página de sobre.

Procure montar um resumo do que será o seu blog. Não precisa ser nada muito elaborado, mas quanto mais palavras, mais natural e melhor.

Bom galera, pra você entender melhor, as configurações finais serão feitas no vídeo abaixo… Assista!

Passo 8 – Finalizando a estrutura do site!

Passo 9 – Fortalecendo o seu site, gerando tráfego e vendas!

Agora que você já aprendeu a montar a estrutura, cabe agora a você fortalecer o seu site e ranquear nas primeiras posições do Google. É fundamental você aprender a fazer isso, caso contrário, você não terá tráfego qualificado para o seu blog…

O Google hoje é uma das maiores fontes de tráfego orgânica e é através deles que iremos trazer visitantes sedentos para comprar o que você está informando.

O treinamento que fiz e que me ensinou a gerar tráfego e conversão para os meus projetos, está no link abaixo. Clique no botão e veja como funciona este curso:

Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato comigo!

Até o próximo artigo!

Como criar um negócio online?
Total de votos: 1


Leia também:

Sobre o Autor Ver todos os posts Autor do site

Daniel Martins

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz
Quer minha ajuda para aprender a trabalhar como afiliado?
AJUDA DE VERDADE?!

Quero te ajudar a:

  • Ganhar uma renda todos os meses;
  • Escolher os melhores produtos;
  • Montar estratégias e ter vendas recorrentes!
Opa, fico feliz que tenha clicado no SIM! Cadastre-se agora e receba minhas primeira dica ainda hoje!


%d blogueiros gostam disto:

Send this to friend