TOP 10 assuntos de Marketing Digital para 2016!


O ano de 2016 chegou!!!

É exatamente no começo do ano a melhor época para nos preparararmos, conhecer as melhores estratégias digitais para alavancar o negócio e já de cara sair na frente da concorrência.

Eu separei pra você uma lista com os TOP 10 assuntos de Marketing Digital para este ano de 2016. Bora ver?

TOP 10 tendencias do Marketing - champanhe

#1: Social Ads

Uma das mais poderosas formas de anunciar seu negócio, na minha opinião. Em 2015, a média de investimento em anúncios feito em mídias Sociais (Facebook, YouTube, Pinterest e outros) cresceu cerca de 17,2%, ultrapassando a marca de 160 bilhões de dólares. A estimativa é que em 2016 haja um crescimento de cerca de 13,6% e em 2017, esta forma de anúncio ultrapassará a plataforma de anúncios feitos na TV.

– Em 2017, a gama de investimento em Social Ads chegará na casa dos 35 bilhões de dólares;  16% do investimento global em anúncios digitais. (Tweet isso)

Nada mal hein?

Como nós podemos perceber, há uma gama muito grande de investimento feito por partes de grandes empresas e empresários dos mais variados porte. Já dá pra notar  que investir seu dinheiro em social ads é uma forma poderosa de aumentar o lucro do seu negócio.

Uma vez que sabemos que este tópico estará bombando nos próximos anos, qual será a melhor estratégia que a galera de Marketing pode fazer para estar um passo na frente dos seus concorrentes?

Dica #1: Escolha qual a melhor plataforma para o seu investimento.

Este ponto é importante para você evitar perda de dinheiro. Qual tipo de produto você deseja promover?

Você trabalha com produtos  de artesanato, algo feito a mão e com bastante detalhes? Então, talvez uma plataforma mais “Visual” como Pinterest e Instagram seja a melhor opção.

Ou, você possui um e-commerce no ramo de  suplementos? Facebook Ads e seu poder de segmentar seu público alvo é uma excelente opção para conquistar mais clientes.

Dica #2: Teste seus posts de forma orgânica e somente depois os promova.

Este é o famosso botãozinho de “Impulsionar” no Facebook. A dica aqui é você antes de pagar para exibir seu anúncio, teste os mais variados posts e veja quais deles se dão melhor organicamente, ou seja, o que tem mais engajamento (curtidas, compartilhamentos e comentários)  naturalmente.

Dica #3: Faça uso dos “calls-to-action”.

Independente da plataforma de anúncio que você escolher, não anuncie por anunciar. Encoraje sua audiência a tomar uma ação para aumentar os seus ganhos. Essa é uma boa forma de você gerar mais leads, gerar mais tráfego e ter um aproveitamento melhor do seu anúncio.

#2: Facebook Mensseger para negócios

TOP 10 tendencias do Marketing - messenger para negocios

Em março do ano passado, o Facebook anunciou a utilização do aplicativo Messenger como ferramenta de negócios. Isso mesmo! O aplicativo que utilizamos para conversar com nossos amigos, agora está disponível para negócios B2C (e-commerce, por exemplo) e B2B.

De acordo com Luxury Daily, o Messenger bateu o índice de mais de 700 milhões a cada mês (um crescimento de 40% no período de 2014 a 2015), está mais que claro que o uso dessa ferramenta pode ter um impacto positivo no seu negócio.

Além de ter a oportunidade de personalizar a interação com seu potencial comprador, você será capaz de gerir essa ferramenta da mesma forma que um sistema de e-mail marketing funciona.

Leia também:  Semana #1 - Marketing Digital

Não entendeu? Vou explicar!

Digamos que você tenha uma promoção acontecendo com tempo limitado no seu e-commerce, com o Messenger instalado, será possível encorajar o seu consumidor a aproveitar tal promoção e por fim comprá-la. Além disso, é possível gerar notificações e manter o visitante informado na hora de executar alguma compra.

O Facebook está investindo pesado nesta ferramenta e certamente o uso dela como estratégia de negócio, será um fator diferencial entre a concorrência no ano de 2016.

#3: Podcasts

Algo ainda pouco explorado no Brasil, mas tende a se tornar uma grande potência de negócio para este ano. Para caráter ilustrativo, só para você ter uma idéia, nos EUA cerca de 46 milhões de pessoas baixam e escutam Podcasts, mensalmente.

Esse estudo foi realizado pela empresa Edison e demonstra que essa estratégia é uma excelente forma de expandir o seu projeto.

– Algumas notas sobre Podcasts aqui no Brasil:

  • Em média, um ouvinte de podcast costuma assinar 5,5 podcasts diferentes; (Tweet isso!)
  • O ouvinte de podcast gasta 8 horas semanais ouvindo seus programas favoritos; (Tweet isso!)
  • Mais de 50% dos ouvintes já compraram (mais de uma vez) produtos indicados por podcasts; (Tweet isso!)
  • 87% do público de podcasts é formado por homens; (Tweet isso!)

Grandes empresas como a GE e Netflix lançaram seu próprio podcast e as pessoas simplesmente estão adorando essa forma de divulgação.

Eu sei que para quem trabalha sozinho (como eu), criar um podcast não é uma missão nada fácil. Mas, de acordo com a galera mais experiente nesta área, esta é uma boa forma de você fidelizar uma audiência para seu negócio.

Sabe as novelas das 9 da Rede Globo? Então, os podcasts funcionam mais ou menos nesse sentido.

#4: Native Ads

TOP 10 tendencias do Marketing - native ads

São as propagandas feitas de forma “mais natural possível”. Essa estratégia está se tornando cada vez mais difícil de ser utilizada. Ainda mais com o Ad Blocker (permite bloquear os anúncios em mobiles, desktop, etc.), a utilização de anúncio por pop up, por exemplo, tem se tornado um verdadeiro desafio para a galera de Marketing.

Se isso está acontecendo, por que investir nisso?

Simples! Esse tipo de anúncio é o verdadeiro combustível para diversos sites da Web. É assim que eles monetizam.

Só para você ter uma idéia, de acordo com o site AdvertisingAge, no EUA esse tipo de publicidade representa um valor bruto na casa de  350 bilhões de dólares e sem falar que estes anúncios tem uma influencia enorme sobre os consumidores na hora de comprar alguma coisa.

Alguns sites com audiência  de milhões de acessos/mês, tem perdido cerca de 40% de lucro devido ao uso do Ad Blocker.

E isso é fato!

Querendo ou não, este bloqueador de propaganda irá afetar muito o andamento dos negócios neste ano.

Então o que fazer?

Uma vez que o Native Ads tende a parecer como se não fosse uma propaganda, ou seja, você “parece” não querer vender nada, é possível que Ad Blocker não filtre seu anúncio e você obtenha êxito.

Essa estratégia tem sido muito utilizada aqui no Brasil e eu particularmente estou testando e tendo bons resultados. Essa é uma forte tendência para o ano de 2016.

Leia também:  Marketing de atração - O guia completo (Parte 1)

#5:  PPC personalizado

PPC quer dizer “Pague Por Clique” (ou “Pay Per Click”). O sistema PPC actualmente mais importante e eficaz que conheço é o Google AdWords.

Segundo o site da Adobe, um terço do pessoal de Marketing, vê a segmentação do público-alvo como um das maiores potencias  para geração de lucro de uma empresa.

Durante os últimos anos, este sistema funcionava partindo da idéia de encontrar um conjunto de palavras-chaves e dentro deste conjunto, pessoas que estariam ou não interessadas no seu produto.

Digamos que você queira divulgar um produto sobre tabagismo. Sua palavra-chave escolhida seria “remédios para parar de fumar”. Mesmo fazendo uma análise completa do seu persona e segmentando ao máximo seu anúncio, seu anúncio pode gerar cliques irrelevantes e ainda por cima você pode pagar caro por isso.

É preciso perder um tempo na hora da escolha da palavra-chave e o tipo de público a quem está sendo direcionado o assunto.

O que fazer então?

Ora, se o Google sabe muito bem sobre cada pesquisador seu, por que é tão difícil para os anunciantes encontrar o público certo? Por um lado, o Google se orgulha de proteger as informações dos seus usuários, mas também sabe o que os anunciantes querem informações relevantes e é por isso que o Google lançou em setembro de 2015 o Customer Match.

Este sistema permite você fazer um upload da sua lista de e-mail (fornecida por possíveis clientes) e a partir daí segmentar melhor a sua audiência. Daí o nome de PPC personalizado.

Uma vez que o seu visitante fornece seu e-mail em troca de alguma informação sua, a tendência é que ele esteja muito mais interessado no que você tem a dizer do que outras pessoas.

Este sistema de enviar a lista de e-mail para gerar uma audiência personalizada também é utilizado no Facebook e Twitter.

#6: Automatização do Marketing

Esse tópico já é algo conhecido de muitos. Trata-se de automatizar alguns processos, dessa maneira ser mais produtivo e focar em outros projetos. É um ramo do Marketing que já movimenta mais de 5 bilhões de dólares no mundo todo e os marqueteiros de plantão sabe dá potência desse sistema.

Quais seriam essas formas de automatização?

Um dos mais conhecidos é o e-mail marketing. Uma vez que você prepara um conjunto de mensagens e seu lead entra no seu funil, você cria a possibilidade de criar uma máquina de vendas e geração de tráfego para o seu site.

Em 2016 não será diferente! Invista no email marketing, na qualidade dos funis e prepare-se para lucrar!

7#: Vídeos

TOP 10 tendencias do Marketing - videos

O que dizer dos vídeos como estratégia de Marketing? Simplesmente sensacional!  Uma vez que seu vídeo torna-se viral, a possibilidade de cliques e monetização é altíssima.

Os vídeos ajudam as empresas a entreter e envolver seus públicos através de recursos visuais, cores, sons e/ou música. Mais importante que isso, vídeos muitas vezes é uma forma de humanizar uma empresa através do rosto, gerar credibilidade à marca e confiança por parte dos usuários.

O que poderia ser mais intrigante e inesquecível do que um vídeo viral? De acordo com um estudo feito pelo site da Web Video Marketing Concil, 96% dos profissionais de marketing B2B estão usando o vídeo em sua estratégia de conteúdo.

Leia também:  Aumente sua lista de e-mail - 5 Dicas simples e fáceis de serem aplicadas

– 96% das empresas estão utilizando os vídeos como parte da sua estratégia de negócio! (Tweet isso!)

Experimente postar vídeos curtos e de bom conteúdo nas suas fanpages e demais redes sociais. Espere até que criem um certo engajamento e então impulsionem para alcançar mais pessoas. Você verá a mágica acontecer.

8#: Mobile

É o ano do mobile!Mas em 2015 também não foi? E 2014, 2013, e 2012??

Sim, todos nós estamos cansados de ouvir essa frase sendo pronunciada. Dois pontos foram importantes para considerar o termo “móbile” como fatores relevantes no ano de 2015:

Primeiro: o anúncio do Google relatando que a utilização do celular para acesso a Internet, havia ultrapassado a utilização via Desktop.

Segundo: a mudança do algoritmo do Google tornando os sites que eram responsivos (prontos para suportar diversos tipos de tela) seria fator de ranqueamento dentre a concorrência.

Em 2016 não será diferente. Com o crescimento do uso do celular para acesso à internet, é fundamental que seu site seja responsivo e o comporte o tráfego vindo dos móbiles.

9#: Wearables

TOP 10 tendencias do Marketing - wearables

Viver sem tecnologia tonou-se impensável. Ainda assim, é unânime a observação de que devemos nos reconectar com a realidade para viver o presente. De fato, hoje lidamos com uma quantidade de dados que não conseguimos processar.

Os wearables costumavam ser um nicho específico de mercado, visando atingir a comunidade geek do Silicone Valley. Mas, finalmente, há chances de que eles se tornem um sucesso também no mainstream.

Por serem dispositivos que funcionam em conjunto com um smartphone, os wearables acompanham nosso dia a dia e podem conduzir a um uso mais inteligente e personalizado da tecnologia. O Apple Watch, por exemplo, não foi feito para ser apenas mais uma telinha que nos distrai o tempo todo.

O que isso significa para os marqueteiros? Mais oportunidade e entrar em contato com seu potencial cliente. A internet é umas das coisas que continuarão a se tornar cada vez mais importante para os empreendedores em 2016.

#10: Botões de comprar

TOP 10 tendencias do Marketing - facebook buy buttonsAtenção galera de e-commerce e pessoal que possui algum tipo de loja varejo em redes como Facebook: os botões de comprar estão cada vez mais presentes nessas redes e são excelentes formas de gerar renda.

A capacidade de comprar diretamente de uma rede social será assunto TOP no ano 2016! Seu e-commerce ou sua loja precisa se atualizar e já fazer uso deste recurso. O Google por sua vez, já anunciou que irá desenvolver seu próprio “botão de compra” e os testes começarão em breve.

Quer você goste ou não, o botão de compra irá continuar a crescer em popularidade em 2016, por isso os marqueteiros devem se adaptar.

Então é isso galera!

Estes são os TOP 10 assuntos de Marketing Digital para 2016 e são apenas a ponta do iceberg do que está por vir ao longo do ano. Uma coisa é certa – o espaço digital continuará a crescer, inovar e surpreender a toda galera do mundo do Marketing.

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Daniel Martins

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

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