Marketing de atração – O guia completo (Parte 1)

MARKETING DE ATRAÇÃO – COMO FAZER COM QUE OS CLIENTES ACHEM VOCÊ?

Aprenda como o Marketing de Atração ajudará a dobrar o faturamento do seu negócio digital.


Como atrair clientes para seu negócio.

O que fazer para atrair clientes para seu negócio?

 

Você sabia que cerca de 42% de falência de empresas são causadas por falta de planejamento e 15,41% da mortalidade dessas empresas acontece logo no primeiro ano de funcionamento.

Dados desanimadores não é mesmo? Mas nem tudo está perdido…

Ter novos clientes todos os dias e aumentar o faturamento do seu negócio é algo que todo empreendedor deseja, mas infelizmente apenas uma pequena parte sabe como e o que fazer.

É muito comum iniciar qualquer empreendimento online sem antes ter um planejamento. Acredite, é mais normal do que você imagina!

Existe uma frase que acho muito pertinente, que diz assim:

[Tweet “”O brasileiro nunca tem tempo para planejar, mas sempre precisa arrumar tempo e dinheiro para fazer de novo.””]

Eu já passei por isso…

Cerca de 2 anos atrás resolvi tentar obter uma renda extra. Conversei com alguns amigos no trabalho e me falaram pra vender produtos importados como celulares, roupas e perfumes.

Decidi que iria vender celulares ching-ling(aqueles da China que você comprou).  Eu era totalmente inexperiente no assunto. Não tinha nenhum planejamento, não sabia como vender, para quem e como vender..

Por sorte vez ou outra eu conseguia fechar uma venda com algum amigo ou algum parente.

Dava certo? Mais ou menos. Tomei bastante calote.

O fato é que eu não tinha uma estratégia por trás do negócio. Não sabia planejar, não sabia nada sobre estoque e muito menos sabia controlar minhas finanças. Estava totalmente perdido.

Leia também:  Aumente sua lista de e-mail - 5 Dicas simples e fáceis de serem aplicadas

Com o passar dos dias eu comecei a estudar e pesquisar na internet s0bre marketing e vendas. Aprendi que investir em marketing  é pensar no meu planejamento e na minha saúde financeira. Tenha isto em mente!

Como eu não quero que você passe as mesmas dores de cabeça que tive no passado, espero que este artigo lhe ajude a clarear as coisas e seja como um norte para sua vida.

Neste artigo bastante informal e de fácil compreensão, vou mostrar qual ferramenta poderosa de marketing vem sido utilizado por grandes empresas para conquistar novos clientes.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  1. O que é Marketing de atração ou Inbound Marketing?
  2. Como aplicar o marketing de atração nos seus negócios.
  3. Como aplicar o marketing de atração no seu e-commerce.
  4. Por que investir em Marketing de atração? (parte 2)
  5. Como utilizar esta estratégia nas mídias sociais? (parte 2)

O QUE É MARKETING DE ATRAÇÃO?

 

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Nos últimos anos, o mundo digital tem crescido de forma assustadora. Segundo uma pesquisa feita pelo IBOPE, cerca de 100 milhões de pessoas com acesso à internet dedicam mais tempo ao digital do que a qualquer outro meio de comunicação, como a TV por exemplo.

Imagine a situação: sexta-feira à noite, final da novela das 9 na TV Globo. O Brasil literalmente para e assisti o tão esperado último capítulo.

Entre um intervalo e outro as empresas apresentam informações sobre um produto, alguma marca ou empresa. visando influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.

Trata-se de uma propaganda comercial ou publicidade.

Uma pesquisa publicada pelo portal Mashable, 84% dos consumidores entre 25 e 34 anos já deixaram de utilizar uma marca por estas lhe oferecem propaganda invasiva e/ou irregular. (Tweet esta frase)

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Outros 44% dos e-mails marketing nunca são abertos; 91% dos consumidores já se descadastraram do recebimento de newsletters e mais de 200 milhões de consumidores americanos já se cadastraram para não receber telefonemas de empresas(fonte: http://ecommercenews.com.br). (Tweet esta frase)

Este modelo tradicional de marketing, chama-se Outbound marketing e vem sido cada vez menos utilizados pelas empresas justamente por apresentar ao seu consumidor propagandas intrusivas e muito das vezes chata.

Onde eu quero chegar com isso?

Nos dias atuais, o comportamento e atitudes dos consumidores mudaram, ou seja, o usuário quer muito mais interação, muito mais do que uma comunicação unilateral onde as empresas relatam somente aquilo que desejam para o usuário.

Precisamos entender alguns pontos sobre os seu clientes. Anote isso:

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  1. Os consumidores já não são indivíduos isolados;
  2. As suas decisões não são mais inconscientes, buscam informações, pesquisam, comparam, avaliam, etc.
  3. Não são mais passivos; através das Mídias Sociais dão seu Feedback.
  4. Querem referência. Cerca de 90% pessoas são influenciadas por opinião de um amigo e opiniões postadas na Web.
  5. Querem detalhes e informação de qualidade.

Sabendo disso, as empresas passaram a adotar uma nova forma de marketing, uma nova estratégia. Agora aquele velho marketing onde somente as empresas ditavam aquilo que queriam, está perdendo as forças e dando lugar ao marketing de atração.

Mas afinal, o que é marketing de atração?

Criado desde 2006 e vigorando no Brasil a partir de 2008, o marketing de atração(Inboud Marketing ou Marketing de conteúdo) vem sido utilizado por grande parte dos profissionais de marketing digital como estratégia para atrair o consumidor.

Como o próprio nome diz, o marketing de atração é fundamentado em atrair o cliente até você. É uma teoria contrária ao marketing tradicional.

Leia também:  Você sabe como se relacionar com sua lista de e-mail? (Parte 2)

COMO APLICAR O MARKETING DE ATRAÇÃO?

 


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O jeito mais comum de se aplicar esta estratégia é através das mídias sociais, ou seja, a internet é o local certo para esta prática. O marketing de atração tem como metodologia ensinar ao seu potencial cliente com intuito de educá-lo antes do mesmo realizar uma compra.

As formas de utilização são:

  1. Blogs
  2. Podcasts
  3. Vídeos
  4. Ebooks
  5. SEO e entre outras.

Na minha opinião, utilizar o blog é a forma mais barata e a melhor opção para iniciar no marketing de atração.

Existe uma frase que rola no marketing digital que diz: “Não importa o quanto corremos atrás das borboletas (clientes), elas sempre escolhem aqueles jardins mais floridos. Então, cultive flores no seu jardim (blog), de todas as cores”.

É a mais pura verdade…

Dentre as diversas ferramentas que um blog lhe concede, entre elas estão a criação de artigos para seu visitante. É através de artigos como este que você irá conseguir atrair o cliente até você. Você ensina até ele comprar.

Mas não basta apenas ter um blog…

Você precisa ser  de alguma forma ser um mentor ao seu visitante. Os seus leitores, o seu cliente ou o seu público alvo, têm que ver você ou sua empresa como líder naquilo que faz.

Você precisa ter os conhecimento e ferramentas necessárias para ensina-los, ter o know-how, de forma que você seja uma solução daquilo que elas procuram.

A partir do momento que você tem isso…

Você passa a ser uma pessoa atrativa e de autoridade no seu nicho de atuação. Para onde você for ou o que você indicar elas iram contigo(Atração, amizade/contato e venda).

MARKETING DE ATRAÇÃO NO E-COMMERCE

 

e-commerce

Um bom e-commerce é aquele que sabe que nem todo visitante da sua loja, é necessariamente um cliente. Nem todos que entram em sua loja virtual realmente querem comprar algo.

Muitos deles são apenas curiosos,  estão ali para comparar seu site com os demais, ver preços, prazos, etc…

O que fazer então para atrair o visitante e levá-lo até o botão de compra?

Como já sabemos, o marketing de atração tem a função de educar seu visitante durante a estadia dele no site, até que o mesmo realize uma compra.

O ponto chave para fazer isso é visar o desenvolvimento do seu cliente a partir de conteúdo e informações criadas especificamente para um determinado público.

Quanto mais informação, mais confiança o cliente terá em seu e-commerce.

COMO CRIAR CONTEÚDO DE VALOR PARA O CLIENTE?

728x90Estas dicas servem para quem possui um e-commerce ou não. Antes de começar a criar conteúdo, você precisa saber qual o seu público alvo, a quem seus artigos serão direcionados. Uma das técnicas mais comuns e eficientes é através da criação de buyer personas.

Buyer Persona são apenas representações simplificadas dos clientes ideais de uma empresa. Uma persona é, como o nome sugere, um personagem criado para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

-> Se você deseja saber mais sobre Buyer Persona, clique aqui para aprender.

Uma vez que você já tenha definido o seu público, está na hora seguir em frente. Vamos a criação do conteúdo!

O profissional responsável por esta parte poderá ser alguém formado em jornalismo, marketing, comunicação ou como na maioria dos casos, você mesmo. Sim você aí meu amigo!

Como já vimos aqui neste artigo, a melhor forma para criar conteúdo é através do blog.

–> Se você não sabe como criar um blog,  clique aqui para aprender.

O Processo na hora da criação de conteúdo(artigos) está dividido teoricamente em 3 etapas:

  1. Descoberta e interesse. O conteúdo criado deve ser atrativo para solucionar algum problema do cliente.
  2. Consideração e intenção.  Nesta etapa o cliente já visitou seu blog, tem a ciência do seu problema e deseja solucioná-lo.
  3. Avaliação e compra. Neste ponto o cliente faz uma avaliação do seu produto, compara e compra.

Esse processo desde a descoberta do cliente sobre sua loja ou seu negócio, até o ponto final da compra, é o que chamamos de Funil de vendas.

funil

Vamos a um exemplo prático disso.

O e-commerce Bico da Bota, que trabalha com diversas marcas de tênis, publica em seu blog o seguinte artigo:

  1. Título do artigo: Você pratica atividade física? Saiba qual o tênis ideal para o seu perfil. (Processo 1 do nosso funil de vendas)
  2. Desenvolvimento do artigo: As melhores marcas que você precisa comprar hoje antes de iniciar sua atividade física. (Processo 2 do nosso funil de vendas)
  3. Final do artigo: Separamos pra você os 5 tênis utilizados por profissionais no ramo. (Processo 3 do nosso funil de vendas)

Se existe alguma coisa que todos nós queremos, é estar no primeiro lugar dos mecanismos de busca. Um dos maiores e um dos mais conhecidos mundialmente é o gigante Google.

É aí que entra o Blog…

O Google hoje conta com alguns algoritmos que rodam em toda web, avaliam a qualidade e relevância de cada site os adiciona numa espécie de ranking. O predominante nos dias atuais que faz com que seu blog esteja nas primeiras páginas do Google, é justamente o que aprendemos hoje, criar conteúdo e ter relevância.

RESUMO DO ARTIGO

1 – O Marketing de atração tem como metodologia educar o seu visitante até que o mesmo realize uma compra.

2 – O marketing tradicional tem sido cada vez menos utilizado pelas empresas por apresentar excesso de publicidade intrusa aos seus clientes.

3 – A melhor forma de criar conteúdo de valor para seu cliente é através de um blog. Além de ser um investimento barato, o blog lhe dá diversas ferramentas para atrair novos visitantes e clientes.

4 – Para quem possui um e-commerce, utilize o marketing de atração como estratégia de negócio. Não esqueça de praticar o funil de vendas para transformas seus visitantes e clientes.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos no Facebook e aguarde que em breve teremos a parte 2.

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Informações - Artigos
Título
Marketing de atração - O guia completo
Descrição
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Autor
Marketing de atração – O guia completo (Parte 1)
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Daniel Martins

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

  • Alan Patrick

    Legal!

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    Muito bom.

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