Email Marketing – como fazer uma sequência de e-mail?

EMAIL MARKETING – COMO FAZER UMA SEQUÊNCIA DE EMAIL

Aprenda o passo a passo para construir uma sequência de email poderosa em poucos minutos.


email_marketing - como fazer uma boa sequencia de e-mail

“O dinheiro , está na lista!”

Olá galera, essa é a parte 1 de como se trabalhar com e-mail marketing com sucesso.

[Parte 3] – 5 dicas pra você bombar sua lista de contatos

[Parte 2] – Você sabe como se relacionar com sua lista de e-mail?

[Você está aqui] – Como fazer uma boa sequência de e-mail

Talvez você já deva ter ouvido falar dessa frase,  não é verdade? Mas você sabe realmente como fazer uma sequência de e-mail poderosa?

Foi pensando no pessoal do grupo Facebook que resolvi escrever este artigo, compartilhar com você a minha experiência e trazer um pouco daquilo que aprendi nos últimos dias sobre sequência de e-mail.

Não sou nenhum expert no assunto, mas essas dicas com certeza podem te ajudar.

Não irei falar sobre  copywriting nem como utilizar gatilhos mentais. O foco aqui será sequência de e-mail X intervalo de entrega, combinado?

Nota: O nível deste tutorial é um pouquinho avançado, mas não se assuste (rs). Caso você tenha alguma dúvida, utilize os comentários para registrá-las.

Alguns pontos que você precisa entender antes de falarmos sobre sequência de e-mail:

  • Você precisa já ter bem definido seu nicho e seu persona;
  • Você precisa ter conhecimento sobre landing page ou squeeze page;
  • Você precisa ter conhecimento sobre ferramentas de e-mail marketing;

Tendo isso tudo previamente pronto, vamos ao que interessa. Vamos construir nossa sequência.

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[Tweet “Cerca de 60% das pessoas queimam sua lista de e-mail por não saberem se relacionar corretamente com ela.”]

É um número assustador? Sim, mas infelizmente é verdade.

Uma coisa que devemos ter em mente quando falamos em lista de e-mail é que os seus subscribers são pessoas normais como eu e você.

Possuem gosto, interesse e opiniões próprias.

Não trate seu leitor como mais um número na sua lista e sim como um lead, um possível cliente. Você precisa saber como criar um relacionamento com eles, isso é muito importante!

Hoje irei falar basicamente sobre:

Antes de mais nada, eu preciso dizer que este artigo se baseia num vídeo de um gringo especialista em segmentação e testes.

Esse cara e sua equipe faturaram milhões de dólares nos últimos anos e rodaram milhares de testes em sua lista de e-mail afim de procurar quais as melhores formas de relacionamento, quais os melhores dias para se enviar um e-mail, ordem e formas de se fazer uma sequencia de e-mail.

Portanto, esse gringo sabe do que está falando…

Chega de conversa, let’s go!

COMO FAZER UMA BOA SEQUÊNCIA DE E-MAIL?

Email markerting

Primeiramente, vamos partir supondo que você envie o primeiro e-mail na segunda-feira, ok?

E-mail 1Blind email (impessoal)

Dia sugerido: Segunda-feira.
Exemplo de Assunto: “O Guru tomou meu dinheiro”.
Resumo do email: Ser divertido, mostrar sua personalidade, falar da sua experiência e fazer uma oferta (produto principal).

E-mail 2 – Oferta direta.

Dia sugerido: Terça-feira
Exemplo de assunto: “Os 5 erros que você pode estar cometendo na internet sem saber”.
Resumo do e-mail: Mostrar os problemas e destacar as soluções para o persona.

Leia também:  Você sabe como se relacionar com sua lista de e-mail? (Parte 2)

E-mail 3 – Conteúdo (não vender)

Dia sugerido: Quarta-feira
Exemplo de assunto: “O dia em que ganhei R$ 500,00 [a primeira vez ninguém esquece]”
Resumo do e-mail: As pessoas da sua lista já estão na expectativa que irão receber algo de graça.
Exemplo: “Com essa dica faturei R$ 500,00 em apenas 7 dias!”

[Dica matadora]: “Se você gostou dessa dica, clique no link para ter acesso a mais 7 dicas como essas(link do brinde, bônus, etc..)”

Agregue valor a sua lista antes de apenas somente enviar links para venda. O objetivo desse email deve ser em manter sua lista focada no produto principal.

Quando você envia somente produtos para comprarem, muitos dos seus subscribers acabam perdendo o interesse da sua oferta ao longo dos dias.

Quando você oferece algo de valor a sua lista, eles leem e gostam, você “reseta” o foco dos leitores ao seu produto principal.

PS: Melhor local para enviar algo de valor ou oferecer um link é no famoso PS (post script), use isso!

[Dica matadora]: Enviar o subscriber para a landing do produto. Reenviar alguém quem já está inscrito na minha lista, para subscrever novamente?

Sim!

Quando você está reenviando o subscriber para sua lista, você está renovando os “votos” de relacionamento com ele.

Imagine que você esteja casado a 11 anos e com 4 filhos. Lembre-se de que era muito bom na época da faculdade quando você e sua(seu) namorada(o) podiam curtir e aproveitar melhor o relacionamento, não é verdade? Agora, estão envolvidos com outros compromissos e quase não possuem tempo.

Uma das coisas que vários casais fazem para renovar o relacionamento é uma segunda lua de mel ou uma noite de encontro (date night), inclusive o próprio gringo faz isso toda quinta-feira, assim diz ele no vídeo.

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É isso que você precisa fazer com a sua lista, você precisa trazer a memória deles o por que estão na sua lista.

Você precisa fazer com que eles digam: “Sim! Eu ainda quero estar na sua lista e estou gostando do que estou lendo!”. É preciso renovar aquele primeiro contato, como nos dias da faculdade (o dia em que o subscriber viu sua landing page pela primeira vez).

Reenvie os leitores para sua landing page, mas os segmente para uma outra lista (lista dos ainda interessados em seu conteúdo) e mantenha o relacionamento.

Separe os engajados dos não-engajados e crie sequências diferentes para os 2 grupos.

O QUE É O TERMO, “QUEIMAR A LISTA?”

email_marketing2E-mail 4 – Não mande nada. (não enviar nenhum email)

Dia sugerido: Quinta-feira

Por que?

1 – Enviar muitos email seguidos pode “queimar sua lista“.
2 – Imagine você na sua caixa de email. Você subscreve seu email em uma landing page, recebe o email para opt-in,  um outro email no dia seguinte e outro no próximo dia… Ao todo 3 emails, certo?

O que pode acontecer?

Acontece que você acaba não conseguindo ler todos os emails por falta de tempo ou por outro motivo qualquer.

É exatamente isso que seu leitor faz. O motivo para você não enviar e-mail para sua lista neste dia é justamente dar tempo dos seus leitores se organizarem e lerem todas suas dicas.

E-mail 5 e 6 – Carta coringa

Dia sugerido: Sexta-feira ou sábado.

O pensamento mais comum é que você precisa mandar algo pra sua lista. Afinal, você quer manter uma boa sequência de e-mail. Mas o que?

O que você precisa fazer é manter um equilíbrio entre  receita (venda) e conteúdo.

Note o seguinte, até agora sua lista já recebeu 3 e-mails sobre algo especifico, seu produto por exemplo.

Nessa sequência com 3 emails, alguns dos seus subscribers tomaram a decisão de não abrirem seu e-mail. Isso acontece e muito!

– “Não obrigado, eu não estou interessado no que você está falando nem nas dicas que está me enviando.”

Isso não significa que sua lista não goste de você, mas sim que não possuem interesse naquilo que você está oferecendo agora. Como já sabemos a sequência de email não pode terminar, senão o seu relacionamento também acaba.

Para você não ficar massificando sua lista que já lhe disse não ao que você está entregando, você precisa fazer um mix das coisas! Observe os seguintes cenários:

Cenário 1 – As coisas estão indo bem. Thanks God! hehehe!

Neste cenário, seus subscribers já leram seus emails, compraram seu produto e tudo está indo muito bem.

Para esses leitores você pode:

1 – Oferecer mais conteúdo. Não entregue qualquer coisa, entregue algo de valor; um artigo no blog, um ebook, etc…
2 – Oferecer uma revisão de tudo o que já foi falado até agora, ou seja, fazer um resumo daquilo que o leitor porventura tenha perdido.

– “Essa foi uma semana muito corrida pra mim e talvez tenha sido pra você também, mas durante essa semana falamos sobre alguns pontos importantes que vou resumir para você neste curto e-mail, caso você tenha perdido.”

É genial isso! Este e-mail de resumo, permite ao seu leitor se organizar, ver o que perdeu durante a semana, rever alguns pontos importantes que você queira ressaltar e engajar novamente com seu produto. Perfeito!

[Dica matadora]: Coloque o link da sua landing page no PS novamente. As pessoas que subscreverem de novo, segmente em uma outra lista.

Cenário 2 – A coisa tá preta :'(

Os subscribers não gostaram dos seus email, não compraram e não se engajaram. Foi pior do que você imaginava. Poxa 🙁

Calma, não desanime!

Neste caso não adianta reenviar o subscriber para landing page, pois irá queimar a lista novamente. Ninguém gosta daquele amigo que repete 30 vezes a mesma história, acaba sendo até chato.

É assim que o leitor se sente, de saco cheio do seu assunto.

Então, o que devemos fazer?

Para ilustração e para que fixe melhor na sua mente, vou contar uma pequena história.

Imagine agora você provando um vinho tinto, mas o gosto acaba não te agradando. Imagine alguém borrifando um perfume em você, mas a o cheiro também acaba não te agradando.

Do que você precisa?

Um outro vinho pra tirar o paladar ruim e um novo perfume para mudar o cheiro.

É isso que você precisa fazer com sua lista. Você precisa dizer ao seu leitor: “aqui está uma taça de vinho branco”  ou “aqui está um novo perfume importado”.

Como você faz isso?

1 – Você faz uma venda rápida (Flash sale).

Você oferece algo que tem a ver com seu nicho, mas com outro valor e um outro produto. O objetivo é saber qual a temperatura da sua lista, ou seja, como sua lista está engajada com seus e-mails, se estão comprando e se tendem a seguir este novo produto que você enviou. Faça esse teste e verifique se a sequência de e-mail está boa.

2 – Você oferece um produto de outro afiliado.

Essa é uma boa oportunidade de oferecer algo de um parceiro de trabalho seu e promover em sua lista. Lembrando que precisa ser um produto diferente do já ofereceu, mas do mesmo nicho.

3 – Não enviar email algum (não recomendado).

É uma prática não recomendada. Ao invés disso, você pode enviar pelo menos algum conteúdo, algo de valor, é claro.

E-mail 7 – Não mande nada.

Novamente, sua lista precisa de um tempo para se organizar, reler seus e-mails e tomar decisões de continuar em sua lista ou não.

Sua sequência de e-mail não termina por aí. Continue enviando dicas, agregando valor na sua lista e o mais importante faça vendas!

Resumo:

1 – E-mail pessoal, seja divertido e fale da sua história
2 – E-mail direto, fale sobre os problemas da persona e apresente soluções.
3 – E-mail conteúdo, você precisa agregar valor a lista.
4 – E-mail, não fazer nada.
5 e 6 – E-mail com as cartas coringas.
7 – E-mail, não fazer nada.

Isso não é nenhuma fórmula a prova de falhas, tudo no marketing é teste. Você precisa por em prática aquilo que você já tem pronto, entregar aos seus leitores e analisar os resultados.

Este artigo mostrou como criar uma sequência de e-mail que já foi testada e obteve bons resultados. Claro que, você pode fazer a sequência de e-mail do seu jeito e depois ver os resultados.

Lembre-se, a grande sacada é criar equilíbrio com seus leitores de forma que você não queime a lista somente vendendo, mas também gere receita e relacionamento através dela.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais e leia a Parte 2 sobre este mesmo assunto!

Informações - Artigos
Título
Email Marketing - como fazer uma sequência de e-mail?
Descrição
Aprenda como criar uma sequência de email eficiente para o seu negócio. Saiba como trabalhar com email marketing.
Autor
Email Marketing – como fazer uma sequência de e-mail?
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Daniel Martins

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

  • Daniel, parabéns pelo artigo… vi seu post no iJumper e fiquei curiosa. Você escreve super bem e o conteúdo com certeza irei testar! Abs!

  • Ilan Ribeiro

    Valeu Daniel! Fico muito agradecido pela disponibilidade em ter transcrito e traduzido este conteúdo. Vamos aos testes! Grande abraço.

    • Ola Ilan!

      Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado! Pretendo em breve por mais dicas sobre esse assunto!

      Um abraço!

  • Daniel Petrolo

    Olá Daniel, muito bom o seu post, gostei muito. Só uma pergunta, no Email 6 quando a lista não responde bem, diz para fazer um Flash Sale. Mas como vender algo se a taxa de abertura esta muito baixa, tipo 3 ou 4%?. Abs

    • Olá Daniel!

      Obrigado pelo comentário!

      O termo flash sale (venda rápida) pode ser um produto de boa qualidade mas de valor irrisório, como também um outro produto dentro do mesmo nicho. A ideia é saber quais das sua lista são compradores ou não… É como se fosse um teste para medir a temperatura dos seus leitores.

      Não esqueça de segmentar para uma nova lista aqueles que comprarem esse produto e utilizar uma nova sequência de e-mail.

      Um abraço!

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  • Adriano LIMA

    Olá ótimo texto …
    pode indicar quais plugins são os melhores para criar uma sequência de email ?
    ou se existe alguma ferramente que faça isso.

    obrigado .

    • Fala Adriano!

      Que eu conheça, não existe plugin pra criar uma sequencia de e-mail… Você precisa contratar uma ferramenta de e-mail marketing, como a Aweber, e partir daí, ir colocando os e-mails na ordem que você precisa… Fazendo isso, a própria ferramenta vai entregando os e-mails automaticamente pra quem se cadastrar na sua lista…

      Espero que eu tenha ajudado!

      Um abraço!

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