Email marketing Daniel Martins

Como começar uma lista de email – O guia completo

Lista de email: O guia completo para você começar a sua lista hoje mesmo!

Aprenda como começar sua lista de email em poucos minutos e iniciar seu relacionamento com seus futuros compradores.

email marketing aweber

Assim que eu criei esse blog, eu tinha na minha cabeça que eu precisava de algo para gerar mais clientes, eu precisava gerar mais leads para o meu negócio. Eu sempre ouvia que o grande segredo dos blogueiros de sucesso, está na lista de email.

Eu venho trabalhado muito e estudado bastante para criar algo que pudesse aumentar meu número de emails capturados.

Depois de algum tempo escrevendo artigos e trabalhando no blog, eu resolvi criar o meu primeiro ebook, “como criar blogs de sucesso“. Foi através desse ebook que ofereci como “isca digital” que consegui capturar mais emails e aumentar minha lista.

Graças a Deus o número de emails capturados só vem aumentando.

Pois bem…

Hoje eu tenho algo muito importante para compartilhar com vocês. Trata-se de como você pode começar sua própria newsletter (ou lista de email) do zero e como capturar seus primeiros contatos.

Eu já falei essa frase aqui antes, mas preciso repetir: “o dinheiro está na lista“. Essa é uma frase típica que rola no mundo digital e que talvez você já tenha ouvido.

Continue lendo esse artigo comigo, pois preparei dicas valiosas para você. Confira o que iremos aprender hoje:

  • O que é newsletter ou lista de e-mail e por que você precisa trabalhar com ela.
  • Qual a diferença entre Newsletter e RSS
  • Como começar sua lista de e-mail

O QUE É NEWSLETTER

Pra começar, vou esclarecer alguns pontos: você notará que irei falar newsletter e lista de e-mail constantemente neste artigo. Na verdade, os 2 são a mesma coisa.

Você captura os e-mails através de formulários de captura e envia os e-mails contendo o assunto que você deseja (newsletter). Ficou claro esse ponto?

Se você não entendeu, deixa sua dúvida nos comentários abaixo.

Dito isso, vamos lá!

Antes de eu falar como você pode construir sua lista de e-mail, eu preciso explicar pra você sobre o que é uma newsletter (no popular, a lista de e-mail)  e por que você precisa construir a sua hoje no seu blog ou no seu negócio online.

Quando você cria sua newsletter e disponibiliza isso no seu site, você está oferecendo a sua audiência uma oportunidade de se cadastrar em sua lista e receber emails seus contendo notícias, dicas, artigos, etc.

Bom, agora vamos direto ao ponto…

O que é uma newsletter?

Vou dar uma explicação que achei na internet…

Newsletter é um boletim informativo. É  um tipo de distribuição regular a assinantes e que aborda geralmente um determinado assunto. Generalizam-se cada vez mais os boletins informativos distribuídos como mensagem eletrônica que o usuário pode receber via Internet após efetuar um cadastramento em algum site. (Wikipedia).

Resumindo, trata-se de emails que você envia a pessoa que se cadastra na sua lista e que falam sobre um assunto escolhido por você. As mensagens podem ser programadas para ser enviada em tal dia e tal hora ou serem enviadas na hora.

Leia também:  Sequência de email: Ganho Medo e Lógica

Eu irei falar mais com detalhes sobre isso…

Uma coisa que me perguntam e hoje eu tenho a oportunidade de falar aqui no blog, é por que alguém iria ter um formulário de captura (formulário para subscrever a newsletter) e ter um formulário de captura RSS ao mesmo tempo no blog.

De fato, é uma excelente pergunta…

O motivo maior pelo que você precisa ter um sistema de newsletter no seu blog ou site, é que através desses formulários você tem a oportunidade de capturar e-mails e iniciar sua lista. Meio óbvio o que falei, mas tudo bem rs.

Já no sistema de RSS, isso não é possível.

Por que você precisa trabalhar com newsletter?

É importante capturar emails por 3 simples motivos:

  1. É uma excelente forma de iniciar um relacionamento com seus leitores e ter a oportunidade de fazerem tomar uma determinada ação (clicar em um produto de afiliado por exemplo).
  2. Sua lista de email nunca irá morrer. Em outras palavras, isso quer dizer que se você tem uma lista de email, você sempre terá uma forma de se comunicar com a audiência do seu site. Blogs e sites podem deixar de existir, junto com ele os leitores de RSS e feed de notícias.
  3. É onde está o dinheiro.

Sim, o dinheiro está na lista; gosto dessa frase, hehe.

Qual a diferença entre newsletter e RSS.

A inscrição de RSS que o seu visitante faz (através de serviços como da Feedburner) é uma forma de apresentar aos seus leitores as atualizações dos seus posts (e somente isso) através de emails.

Este tipo de serviço é mais recomendado para pessoas que gostem muito dos artigos de um determinado blog e não tem tempo hábil para acompanhar os posts. Aqui no nosso blog, eu disponibilizei esse serviço de RSS para quem desejar receber os artigos direto na sua caixa de email.

Para fazer o seu cadastro, basta clicar no ícone localizado no rodapé do blog e acompanhar os artigos. Veja na imagem:

RSS

Eu particularmente não sou muito fã de RSS, mas é algo necessário (alguns gostam).

Volto a dizer, a sua newsletter é algo totalmente separada do blog. É uma ótima forma de você se relacionar com seus contatos e através das “cartas de vendas” ter mais êxito na hora de indicar algum produto seu ou de algum afiliado.

Agora que já aprendemos o que é newsletter e RSS, vamos aprender a construir nossa lista de email.

COMO COMEÇAR SUA LISTA DE EMAIL

Vamos entender antes como funciona o processo:

Nota: Os quadrados representam sites e as bolinhas mensagens.

Este é uma sistema de como funciona o processo desde a pessoa colocar o email no seu formulário de captura, até o início das sequências de mensagens (que podem ser automáticas ou não).

Vamos ver como funciona este sistema passo a passo:

  1. Criando uma conta na Aweber
  2. Criando sua lista de email
  3. Ajustando a sua mensagem de confirmação (opt-in)
  4. Ajustando a página pós confirmação
  5. Ajustando a sua página de agradecimento (página de agradecimento por ter se cadastrado)
  6. Criando sua primeira mensagem automática
  7. Enviando sua mensagem para você mesmo (mensagem de teste)
  8. Criando seu formulário e página de confirmação.
Leia também:  Aumente sua lista de e-mail - 5 Dicas simples e fáceis de serem aplicadas

1. Criando uma conta na Aweber

Eu sempre vejo em grupos do Facebook e em blogs por aí, pessoas perguntando qual o melhor sistema de email marketing para se utilizar. Eu sempre digo que o melhor para se trabalhar é o que você se adapta melhor.

Eu já trabalho com a Aweber  tem um bom tempo e posso garantir que é o melhor sistema de email marketing para você contratar. Além disso, você pode começar utilizando o serviço por apenas 1 dólar no primeiro mês – é um perído trial, caso você não goste poderá cancelar seu cadastro.

Vamos fazer nosso cadastro logo…

Vamos começar acessando o site da Aweber e clicar em “sign in”.  Caso a tela de cadastro não apareça pra você, clique em “order” e escolha o plano que você irá contratar – aconselho o de $19/mês.

Melhor email marketing

Lembre-se de preencher todos os dados corretamente. Salve em algum lugar o cadastro que você irá realizar se possível.

2. Criando sua lista de email

Agora que já contratamos o serviço da Aweber, vamos criar nossa primeira lista.  É nesta mesma lista que ficará armazenado os emails que capturaremos em breve com nosso formulário de captura.

No painel de controle, clique em “create and manage list”. Veja na imagem:

Criando uma lista de email na aweberOs passos seguintes serão para você preencher os campos como “Your company name” e “Your company website”. Você pode preencher com o nome do seu blog e o endereço dele:

aweber_lista_2O campo seguinte é onde você colocará o seu endereço. Não se preocupe caso você não tenha endereço físico do seu negócio, você pode preencher com o endereço mesmo da sua casa.

email marketing aweberVocê que já está na minha lista de email, notará que ao final de toda mensagem minha aparecerá o endereço da minha casa, aqui no RJ. Este procedimento é uma lei para minimizar os e-mails de spam, é uma lei e tal…

Já o passo seguinte, você preenche com o nome de quem enviou o email (pode ser seu nome ou o nome do seu site) e o email de quem enviou – seu email próprio.

Preencha todos os campos corretamente e clique em “Next Step”. Os campos “list name” e “list description” servem mais para o seu  controle próprio. Preencha com os dados que você desejar e clique em “Next Step”.

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Novamente, clique em “Next Step“.

3. Ajustando sua mensagem de confirmação (opt-in)

O email de confirmação é uma mensagem automática que será enviada após a pessoa se cadastrar no seu formulário de captura. Normalmente neste email irá um link que serve para confirmar que a pessoa é ela mesmo e que concorda em se cadastrar em sua lista.

Este tipo de email já é previamente configurado no Aweber e você tem a opção de enviar este email ou não (eu recomendo que sim). Veja na imagem abaixo:

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Caso você queira, é possível também personalizar o título da sua mensagem, basta selecionar “Response required: Please confirm your request for information”, ver imagem:

email marketing aweberAinda é possível utilizar códigos que permitem você incluir nome, IP do contato, data, etc. Para você utilizar esses códigos basta clicar no no botão “edit” no corpo da mensagem e logo após no dropdown que aparece:

Leia também:  Como fazer e-mail marketing - passo a passo!

email marketing aweberPara você aprender mais sobre o que cada código faz, clique aqui.

Após você ter terminado de editar sua mensagem, role a página para baixo e vamos para o próximo passo.

4.  Ajustando sua página pós confirmação.

A página de pós confirmação é um link que será enviado para pessoa após ela realizar a inscrição na na sua lista. É algo opcional, você pode escolher por não enviar nada. email marketing aweber

Lembrando que neste campo de “Sucess page” você pode colocar também um link de afiliado e direcionar o seu contato da sua lista de email diretamente para página do produto, ou alguma outra página que você queira.

Caso você escolha enviar uma página de agradecimento logo após a confirmação, eu irei falar sobre isso logo a seguir.

Nota: Veja um exemplo do que estou falando aqui neste link (para ver como funciona a página pós confirmação de cadastro, é necessário que você se cadastre e confirme seu email).

Você ainda por neste campo os seguintes assuntos:

  • Uma página agradecendo ao leitor por ter se inscrito na sua lista; (passo 5 iremos ver isso)
  • Uma página com link de afiliado;
  • Uma página direcionando para algum artigo do seu blog;
  • Entre outras.

5. Ajustando a página de agradecimento

Essa página é enviada para quem não deseja enviar links de afiliados, links de artigos, etc. Lembrando que fica por sua conta criar. Nesta página, você irá enviar uma mensagem a pessoa após ela ter confirmado a inscrição em sua lista.

Essa página nada mais é do que uma mensagem que é enviada após a pessoa ter se cadastrado em sua lista. Muita gente ainda me procura relatando que tem dúvida sobre o que escrever neste tipo de página.

Não tem mistério…

Se você está interessado em saber como elaborar um texto sobre página de agradecimento, clique aqui.

6. Criando sua primeira mensagem automática (follow up)

Essas mensagens são previamente escritas por você e entregue assim que sua audiência se cadastrar em sua lista de email.

Vale a pena ressaltar que a primeira mensagem a ser entregue é sempre uma mensagem de confirmação de cadastro (aquela mensagem que já configuramos antes) e é entregue de forma automática.

As mensagens logo após essa, não tem limite e você pode programar para que sejam entregues em tal dia e a tal hora. É o que chamamos de “autoresponder“.

Ficou claro então que um autoresponder nada mais é do que mensagens previamente criadas por você para serem entregues a sua lista de email de tempos em tempos?

O grande do segredo para que você crie um bom relacionamento com sua lista de email é manter uma constância, ou seja, você precisa estar sempre em contato com seus leitores.

Uma boa forma de fazer isso é programando um bom número de de emails antes de você liberar o acesso para que as pessoas se cadastrem.

Veja neste meu exemplo onde tenho cerca de 12 mensagens previamente elaboradas. Basta clicar aqui e ver.

Sem mais delongas, vamos criar nossa primeira “follow up”:

No nosso painel de controle da Aweber, vamos clicar em “Messages” e em “Create Your First Follow Up“. Veja na imagem:

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Nota – Eu escolho sempre a primeira opção pois permite editar com mais facilidade o corpo da mensagem.

Essa mensagem que iremos criar será imediatamente enviada para sua lista de email quando efetuarem o cadastro. Isso é padrão.

É importante por neste email uma nota agradecendo a pessoa por ela ter se inscrito novamente e lembrar o por que ela realizou o cadastro. Acredite, muitas pessoas só irão ler este email semanas depois.

email marketing aweberAlém dessa mensagem de agradecimento, você pode por criar mensagens como:

  • Dizendo o que ela irá receber nos dias seguinte (Clique e veja um modelo, é semelhante a mensagem de agradecimento)
  • Uma forma de entrar em contato com você;
  • Enviar um ebook como brinde;
  • Fazer uma apresentação pessoal;
  • Entre outras.

Após você terminar de criar o seu texto, vamos para o próximo passo que é… Já até esqueci qual o próximo passo, são 11 horas da noite de um domingo e estou “morto” de cansaço rs.

Ah lembrei, vamos enviar uma mensagem de teste para nós mesmo.

7. Como enviar uma mensagem de teste

Enviar uma mensagem para você mesmo é uma boa forma de fazer uma revisão daquilo que escrevemos. As vezes até uma tela diferente do computador, tela do email por exemplo, pode ajudar na hora de ver se não escrevemos alguma coisa errada.

Eu pelo menos reviso bastante toda ortografia, vejo se não há links errados o “quebrados” e faço este teste rápido.

Para fazer isso vamos novamente clicar em “Messages” e na mensagem que acabamos de criar, vamos clicar em “send a test“.

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Para enviar agora basta preencher todos os campos, clicar em “send test” e pronto. A mensagem será enviada para o seu e-mail ou do e-mail que você desejar 😀

Estamos chegando a reta final!

Obrigado a você que ficou até aqui lendo este artigo. Deu um trabalhão pra escrever e espero que vocês gostem.

Agora que já configuramos nossas mensagens, criamos nossa página de agradecimento e tudo certinho, vamos criar o formulário para capturar o email dos nossos leitores.

8. Criando formulários e página de confirmação.

Essa é uma parte importante e precisa “mostrar” a sua audiência qual benefício ela terá ao se cadastrar em sua lista de email.

Acredite, as pessoas são muito intolerantes quando se trata de email.

Para criar nosso email de captura, vamos ao nosso painel da Aweber, vamos clicar em “Sign up forms” e logo em seguida em “Create your first sign up form”.

email marketing aweberA tela seguinte irá mostrar as opções para você construir seu formulário de captura, bem como alguns templates já prontos para facilitar a nossa vida.

Há uma grande teoria no mundo do marketing digital que diz que “menos é mais“, ou seja, uma grande sacada para capturar mais emails é colocando “menos” campos para pessoa preencher.

Eu costumo utilizar somente o campo de email em meus formulários e em algumas vezes email e nome apenas. Isso varia muito do tipo de negócio que você trabalha e da finalidade do seu formulário.

Mas fica dica, menos é mais.

Assim que você criar o seu formulário e por as informações que você julgar serem melhor para o seu negócio, clique em “go to next step”. A tela seguinte é onde iremos personalizar o direcionamento do nosso formulário (iremos direcionar a pessoa que se cadastrou em sua lista), dar nome ao nosso formulário, entre outras.

Veja na imagem:

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Criando páginas de confirmação.

Esta página é por conta sua criar. Existe algumas ferramentas no mercado atualmente que permitem que você crie toda estrutura páginas de captura de email, paginas de agradecimento e páginas de confirmação de cadastro em poucos minutos. Uma dessas ferramentas é a Wpages.

Olha, eu já trabalho com esse tipo de criação tem bastante tempo, posso garantir que a Wpages é muito simples de utilizar e possui um design incrível.

Note que em “Thank You Page” escolhemos “custom page” para adicionar nossa página de confirmação personalizada. Caso você queira ver um exemplo de página de confirmação, clique aqui.

Vale ressaltar alguns pontos que você precisa utilizar para facilitar a confirmação do seu visitante:

  • Uma nota informando que um email de confirmação foi enviado para pessoa;
  • O que eles irão receber após confirmarem a inscrição;
  • Entre outras.

Após você terminar este processo, salve o formulário e vamos instalá-lo em nosso site.  Basta clicar em “install my form”, copiar o código que foi gerado e colar no local que desejamos em nosso blog:

email marketing aweberSe você tem um blog em WordPress, você pode utilizar este formulário de 2 formas basicamente:

1 – Utilizar em uma página ou post.

Basta você criar um post novo, escolher a opção HTML e colar o código do nosso formulário, veja na imagem:

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2. Utilizar em um widget para sua sidebar (método mais utilizado)

O formulário de captura na sidebar é algo mais que tradicional em todo blog. É um excelente local para capturar emails, devido a maior visibilidade que uma sidebar pode apresentar. Parar criar um widget de captura, basta acessar o “wp-admin” do seu blog, clica em “aparência” e em “widgets“. Escolha a opção “text/html” e cole o código do formulário. Veja na imagem:

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Obrigado!

Eu sei que este artigo foi muito extenso, por isso eu gostaria de agradecer a você que leu até aqui e gastou seu precioso tempo. Espero que este guia sirva para você começar a construir sua lista de email hoje mesmo.

PS: Eu tenho um artigo aqui no blog que mostra 5 dicas eficientes para você capturar mais emails. É uma boa leitura para você bombar ainda mais sua lista.

Ah, quase me esqueci…

Se você já tem uma lista de email, mas não sabe como se “relacionar” corretamente com ela, aconselho ler meu artigo “como se relacionar com sua lista de email”  agora mesmo.

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Um abraço!

Como começar uma lista de email – O guia completo
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Sobre o autor | Website

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

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