A estratégia de lançar um blog do ZERO!

E aí galerinha!

Quanto tempo hein?!

Este artigo é a parte 2 onde irei falar sobre a estratégia de lançar um blog do zero. Isso mesmo!

Hoje eu irei falar da estratégia de lançamento que utilizei neste blog: http://parardefumar.biz.
Neste mini blog, eu consegui cerca de 6 vendas (uma teve reembolso), 1.6k curtidas no Facebook e 117 leads.

Você pode ver uma screenshot da prova social abaixo.

prova social do blog parar de fumar

Você pode ver outra screenshot das vendas na ebook mundial, na imagem abaixo:

Lançamendo de um blog do zero!

E algumas outras vendas na hotmart… Coloquei essas imagens apenas para você ver que com um pouco de esforço, você consegue ganhar dinheiro e trabalhar pela internet.

– Ah Daniel, mas só isso de comissão.

– Sim!

Mas é um começo, o blog foi lançado e já conseguiu isso na primeira semana… Imagina só se você se dedicar muito mais, hein?!

Então, para você se situar, ou caso ainda não tenha lido, a parte 1 fala sobre a estrutura de um blog.

Parte 1Como lançar um blog do zero.

Parte 2 – A estratégia de lançar um blog do zero. (Você está aqui, hehe)

Como eu sou bacana e quero te ajudar da melhor forma possível, vamos fazer um breve resumo sobre o que foi feito até então ok?

Vamos nessa…

Na estrutura eu:

  • Pesquisei sobre um micro nicho (um nicho dentro de outro nicho, exemplo, mercado saúde, micro nicho “parar de fumar ou tabagismo”.
  • Analisei a concorrência. Não fiz grandes análises, apenas fui no Google, digitei “parar de fumar” e vi quais eram os sites que estavam nas primeiras posições e dei uma olhada por alto neles.
  • Registrei um domínio.
  • Analisei se havia produtos para vender na hotmart e na ebook mundial
  • Fiz um SEO onpage (somente onpage) no blog e coloquei 5 artigos feitos por um freelancer.
  • Criei uma sequência de e-mail na Aweber com 3 emails focando venda de um produto do nicho.

Pronto! Essa foi a estrutura que fiz para o blog sobre tabagismo que criei em maio deste ano.

→ Quer aprender a criar sua lista de e-mail na Aweber? Clique aqui.

→ Quer saber mais sobre nichos de mercado? Clique aqui.

Agora que você já viu o que eu fiz como base do mini blog, vamos ao que nos interessa no artigo de hoje. Hoje nós iremos aprender um pouco mais sobre a estratégia de lançar um blog do zero!

meu garoto Quando eu falo do zero, eu quero dizer, sem lista, sem  parceiros, sem  produto, sem autoridade, sem dinheiro e sem vergonha! (deleta a parte do  sem dinheiro e sem vergonha rsrs…)

Você está pronto? Está preparado para lançar seu proprio  blog e ganhar  dinheiro com ele já na primeira semana?

Então  vem comigo que sua  aventura está prestes pra começar,  tenho  certeza que você irá me  deixar orgulhoso!

A estratégia de lançar seu blog do zero!

Como lançar um blog do zero

Por que blogs? Por que utilizar blogs para ganhar dinheiro pela internet? Simples!

Lançar blogs tem um custo relativamente muito pequeno e podem ser uma ótima forma de renda se você fizer tudo certinho. Hoje você tem a oportunidade de iniciar seu próprio site e já ganhar um bom trocado com ele na primeira semana…

Bom, considerando que você já tenha um blog pronto, o lançamento que eu fiz foi da seguinte forma:

  • Criei uma fanpage (GRÁTIS)
  • Impulsionei a fanpage (PAGO)
  • Utilizei os grupos do Facebook para divulgação. (GRÁTIS)
  • Criei um pixel de Remarketing no Facebook  (GRÁTIS)
  • Criei um anúncio no Facebook (PAGO)
  • Utilizei um Perfil com bastante amigos no Facebook, também para divulgação. (GRÁTIS)
Leia também:  O caminho para realizar sua primeira venda!

Vou falar sobre cada tópico com detalhes.

Criando a Fanpage no Facebook.

Criar uma fanpage nos dias de hoje já não é mistério nenhum para a maioria das pessoas. Mas, se você ainda não sabe fazer, visite o site abaixo para saber como e montar uma fanpage para o seu blog. É rapidinho!

→ Aprenda a criar uma fanpage, clique aqui.

 Na minha Fanpage para o site de tabagismo, eu procurei fazer algo diferente. Ao inves de fazer algo específico para o blog, eu fiz uma fanpage para o nicho de Saúde de uma forma geral.
Eu fiz a fanpage, Mais saúde. 
Agora, quero que você assita ao vídeo abaixo e observe alguns pontos sobre essa fanpage que acho importante você implementar aí na sua:

Depois de ter assistido o vídeo e incorporado as dicas aí na sua fanpage, vamos para o próximo passo.

Impulsionando a Fanpage

Por que eu fiz isso? Por 2 simples motivos:

  • Baixo custo
  • Bom retorno

Essa dica eu recomendo a você que inicia uma fanpage do zero, pelo fato de como você ainda não tem nenhuma curtida na página, fica mais difícil que outras pessoas curtam ou sejam o primeiro curtir.

Por que isso ocorre?

Pelo fato de que uma pessoa tende a curtir algo (neste caso) se notar que já existe outras pessoas curtindo.

Entendeu a lógica do negócio?

provacliques

Eu investi cerca de R$ 30,00 para impulsionar a fanpage e obtive 144 curtidas na página. Claro que você pode pagar bem menos que eu se você fizer alguns testes, mas note que dá resultado.

É uma estratégia simples de aplicar e você pode ver como eu fiz no vídeo acima.

Divulgação nos grupos do Facebook.

Divulgar nos grupos do Facebook é algo realmente importante para gerar tráfego para seu blog. Além de ser gratuito, os grupos do Facebook geralmente são segmentados por pessoas com o mesmo interesse, ou seja, em grupo sobre tabagismo ou saúde, a maioria das pessoas que são membros estão interessados em um desses assuntos.

O que eu fiz não tem mistério algum… Simplesmente fui no Facebook e procurei por grupos relacionado a saúde e fiz um post em cada um dos grupos e em horários diferentes.

E para ficar melhor ainda, eu utilizei uma ferramenta para automatizar esse processo de divulgação nos grupos do Facebook. A ferramenta é do site Meus Grupos e funciona muito bem. Você consegue economizar um bom tempo de ir em grupo por grupo e ficar postando a mesma mensagem em cada um.

Para conhecer a ferramenta e automatizar as suas publicações nos grupos do Facebook, veja o vídeo abaixo.

Utilizando o Remakerting no Site.

Como lançar um blog do zero

Antes de mais nada, quero explicar um pouco sobre o  que vem a ser Remarketing no Facebook, digo no  Facebook pois utilizaremos o Facebook para criar um  anúncio em breve.

Remarketing nada mais é do que uma forma de você  atingir uma pessoa que já esteve no seu site em algum  momento. É como se você enviasse uma algo para  quem já visitou o seu blog, neste caso, nós  demostraremos a essa pessoa um anúncio.

Deu pra entender? Mais ou menos? Vou deixar um  vídeo abaixo e falar mais sobre o que é…

Leia também:  RioXMarketing - Agência de marketing digital, vale investir?

Mas antes, no meu blog sobre tabagismo, o  remarketing que fiz foi da seguinte forma:

– Criei um pixel de Remarketing antes de lançar o  blog.

– Criei um público lookalike

No primeiro momento, antes mesmo de lançar o site  eu já estava divulgando ele nos grupos do Facebook.

Como já havia um certo tráfego dessas pessoas vindas  dos Grupos, eu instalei um pixel de  remarketing para “armazenar” na “memória” do  Facebook os dados desses visitantes e anunciar para elas  futuramente.

Está clareando sua ideia sobre remarketing? Espero que sim…

No segundo momento, eu criei um público lookalike.

O que vem a ser público lookalike?

Público lookalike ou  Lookalike Audiences é uma opção dentro do Custom Audiences do Facebook (Gerenciador de anúncios do Facebook) para procurar pessoas com interesses similares aos do seu cliente inserido na ferramenta.

Traduzindo, quando você entra nessa opção dentro da ferramenta de anúncios, o Facebook automaticamente sugere um público com interesses iguais ou parecidos com a sua audiência, nesse caso, pessoas que tenham interesse sobre “parar de fumar” ou “tabagismo”.

Para você entender melhor do que estou falando, assista um vídeo abaixo do Daniel Grecco, falando sobre isso. Dê o play aí!

Público Lookalike.


Remarketing no Facebook.

Criando um anúncio no Facebook.

Aqui está o grande segredo do lançamento! Aqui onde literalmente iremos lançar o blog para o público.

Anunciar no Facebook é simplesmente fantástico! Nessa plataforma você pode atingir milhares, ou até mesmo milhões de pessoas interessadas no que você tem a dizer e ter um retorno excelente!

– Tá Daniel, mas o que você fez de tão interessante assim?

– Eu lhe digo meu caro leitor!

Em primeiro lugar, lembre-se que o Facebook é uma rede social. As pessoas estão ali para se divertir, ver coisas engraçadas, assistir vídeos, conversar, fofocar, etc…

E em segundo lugar, seu anúncio precisa de alguma forma não ser tão intrusivo para o seu público.

Como assim? O que eu fiz e que deu muito certo, foi testar de 4 imagens no anuncio por 3 dias e observei qual deu mais retorno.

A conclusão foi que a imagem que eu achei que não iria dar retorno algum, foi a que BOMBOU!

anuncio

Mais dados do anúncio…

taxa de cliques

Ignore os erros de ortografia da imagem, é um problema do meu chrome…

A sacada aqui foi usar uma imagem “divertida” e impactante para as pessoas que fumam. Ou seja, eu atingi a principal dor do meu avatar, “parar de fumar”.

Note que não vendi nada, não anunciei nenhum tipo de produto e nada desse tipo!

Uma dica, as pessoas compartilham aquilo que gostam e querem que seus amigos vejam também. Uma vez as pessoas compartilhando seu anúncio, ele é multiplicado, ou seja, se uma pessoa que compartilhou tem 1000 amigos, desses 1000 pelo menos 300 pessoas a mais da que compartilhou irão ver o seu anúncio.

Quer dizer que eu sou um expert em anunciar no Facebook? Logicamente que não, tudo é na base do teste.

Se você tem uma empresa e deseja anunciar algo sério, procure testar o que dá certo para o seu público.

Se você tem um blog e deseja anunciar algo para ganhar dinheiro com algum produto, procure testar o que dá certo para o seu público.

E assim por diante…

Faça que nem eu!

Eu utilizei algumas imagens diferentes uma das outras, textos diferentes, títulos diferentes, descrições diferentes, segmentação diferente e vi o que me dava mais retorno.

Leia também:  Como fazer o lançamento de um blog do zero!!!

Não existe mistério em criar um anúncio, você precisa testar e não ter medo de arriscar. Simples assim.

Se você ainda não anunciou no Facebook e não tem ideia de como começar, aprenda a ser um expert no Facebook com o meu amigo Bruno Marinho, esse sim sabe do assunto hehe.

→ Clique aqui para se tornar um expert em Facebook Ads.

E se você deseja anunciar agora mesmo o seu blog no Facebook, assista ao vídeo abaixo explicando como.

Pra ressaltar, o anúncio no Facebook foi a principal estratégia que utilizei nesse lançamento. Não tenha medo de arriscar e testar diversas formas de anúncios, até encontrar o que seja melhor aceito pelo seu público.

Utilizando o Perfil do Facebook para divulgação.

Até agora você notou que só gastei para anunciar no Facebook Ads e as outras dicas foram completamente gratuitas?

Pois bem, mais uma forma de você divulgar o seu site de forma 0800 é através de Perfis no Facebook. Muita gente diz que perfil no Facebook não é recomendável para divulgar alguma coisa.

Em parte eu concordo, os perfis não condiz exatamente com o que eu anunciei e também perfis tem limites de amigos, no caso 5000 amigos por perfil do Facebook.

Mas como eu tinha um perfil com mais de 4000 amigos, eu resolvi testar algumas coisas e ver como o tráfego para o o mini blog era gerado pelo Face.

O que eu fiz foi o seguinte:

  • Comecei a publicar posts de imagens engraçadas e no final um link para o blog
  • Comecei a publicar posts de engajamento

2 coisas simples e eficiente!

A ideia aqui foi utilizar um perfil já com bastante gente para difundir o link do mini blog. Passei a postar imagens engraçadas que achei na internet e também peguei alguns posts de algumas páginas já famosas sobre humor e compartilhei no perfil.

Quer ver um exemplo?

engajamento

Observe o número de curtidas, compartilhamentos e comentários. Lembra do que eu falei? Quando alguém compartilha seu post, ele é multiplicado por pelo 300 pessoas para uma pessoa que tem 1000 amigos, neste caso houve 58 compartilhamentos, faça a conta de quantas pessoas viram este post e o link nele.

Essa estratégia é simples de fazer e você pode começar a implementar para gerar tráfego para o seu mini blog. Procure postar imagens que induza as pessoas comentarem, imagens engraçadas para as pessoas compartilharem, etc…

Se você não sabe onde pegar imagens desse tipo, o site http://sharegrab.com é ideal para isso.

Tá vendo por que utilizei o perfil do Facebook como estratégia de tráfego? Faça o teste você e depois me diga os resultados.

Resumo

Então é isso galera!

Se você leu este artigo até aqui, é por que se interessou em criar o seu blog e ganhar um dinheiro com ele. Notou também que a fonte principal desse lançamento foi utilizar o Facebook Ads e gerar audiência para o mini blog.

Os próximos passos agora serão de dar continuidade ao blog, fazer um SEO offpage (link building) e dar continuidade na divulgação do site.

Quem sabe futuramente eu não fale sobre esses assuntos aqui no blog…

Bom, se você gostou desse artigo não se esqueça de comentar e dar a sua opinião. Faça parte também da nossa área VIP do blog e se junte a outros leitores com dicas exclusivas para assinantes.

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Um abraço e até mais!

A estratégia de lançar um blog do ZERO!
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Sobre o autor | Website

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

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  • Helena Argonath Bochiski

    Oi Daniel !
    Gostei muito do artigo, e os vídeos ajudam a esclarecer melhor para as pessoas que não entendem muito bem os termos mais específicos, ou seja, os iniciantes que sempre procuram por técnicas para realizar vendas ou ganhar uma grana extra. Mini sites são muito difundidos nos EUA e agora chegando por aqui pela mão dos mais antenados em MD (ou será que já existiam também há muito tempo mas ainda não estavam aparecendo como agora ?). Gostei muito das dicas para promover no Facebook. Ah… você preciso colocar o botão de compartilhamento do Pinterest… sempre compartilho tudo que acho legal de MD no meu painel lá, mas não achei aqui o botão ! Sucesso !

    • Ola amiga!

      Obrigado pelo comentário! Que bom que gostou!
      Obrigado pela dica do Pinterest, acabei de ver que realmente transmite muita relevancia e autoridade para o blog.. vou dar um jeito de adicionar esse botao aqui ok?

      Um beijo!

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  • Pedro Pedro Silva

    Muito bom teu artigo vlw