7 itens que não podem faltar no seu blog


Seu blog está preparado para suportar a concorrência? Aprenda em poucos minutos como manter seu blog vivo e lucrativo na internet. Veja quais são os 7 itens que não podem faltar no seu blog e que considero fundamental para que o seu site se destaque na internet.

 

Muita gente me procura perguntando o que fazer para ter um blog de sucesso.

O que poderia mudar em relação a parte visual ou parte estratégica  para aumentar sua audiência e transformar seus visitantes em compradores.

De fato, eu considero alguns pontos que são fundamentais para que seu blog sobreviva em meio há tantos outros concorrentes.

Eu considero isso como os 7 itens que não podem faltar no seu blog!

Há algum tempo atrás, uma revista estrangeira (não recordo o nome) publicou um artigo informando que a cada vez que você clica em publicar um artigo aí no seu blog, você compete com mais outros 2.000.000 milhões de blogs!

É bastante coisa né?! Sim.. a concorrência é grande e assustadora!

Se você quer saber como sobreviver nesse mundo competitivo, continue lendo esse artigo para entender quais os 7 itens que seu blog precisa ter para se manter vivo na Web.

10 itens que não podem faltar no seu blog

Antes de começarmos, uma pergunta…

Quando você visita um blog, qual a primeira coisa que você observa? Tema? Artigo? Imagens?

Enfim, cada um observa algo diferente, mas há pontos que são básicos e que se o seu blog não tem, poderá perder leads e deixar de ganhar dinheiro no futuro.

Lembre-se, esse artigo não é uma regra de como você precisa organizar seu site, mas é interessante que você ponha em prática.

Leia também:  O motivo #1 pelo qual 95% dos empreendedores fracassam

Vamos aos itens:

  • Campo pesquisar
  • Formulário para contato
  • Box de captura de e-mail
  • Página Sobre
  • Botões de Redes sociais
  • Plugins correto
  • Artigos mais lidos/Artigos relacionados

1 – Campo pesquisar

10 itens importante para seu blog

O campo pesquisar além de ser um fator básico para seu site, é um ponto importante para organizar seu blog e facilitar a navegação.

Além disso, quem utiliza o Google AdSense como fonte de renda, pode ganhar uma graninha a cada pesquisa e cliques feitos neste campo, utilizando seu site.

Se você ainda não possui um campo de pesquisa no seu site, existe alguns temas gratuitos ou pagos que já vem com isso pré-definido, basta você configurar.

Se você quiser um tema pronto para você começar a blogar e com esse campo de pesquisa bem destacado, recomendo o tema responsivo Centive.

2 – Formulário para contato

10 itens importantes para seu blogO campo de contato é onde os seus visitantes poderão entrar em contato, com você – óbvio né? Rs…

Mas importante que isso, se você tem um blog pessoal, é legal você manter um link para ser o canal de comunicação entre você e a sua audiência.

Muitas vezes eu recebo e-mails para propostas de parceria, e-mails para anúncios, e-mails com pessoas com dúvidas, entre outros…

Uma observação, eu adoro quando me enviam perguntas por e-mail, se você tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Mas e você, já possui um formulário de contato em seu blog?

É muito simples de utilizar!

Se você utiliza o WordPress como gerenciador de conteúdo no seu blog, basta adicionar o plugin Contatct Form 7, instalar e configurar.

É um excelente plugin e já utilizo ele a anos.

Página do Plugin: http://contactform7.com/

 

3 – Box de captura de e-mail

Antes de você ler sobre box de captura, eu gostaria que você desse uma olhada rápida nos pontos abaixo – Recomendo a leitura:

[Artigo] – Como começar uma lista de e-mail

[Artigo] – 5 dicas para capturar mais e-mails

Se você ainda não sabe, a lista de e-mail é um dos fatores mais poderosos do Marketing Digital. Dentre esses 10 itens que não podem faltar em seu blog, um box para captura de e-mail é o que eu considero mais importante.

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Até alguns meses atrás, essa captura de e-mail era de certa forma mais difícil de ser realizada devido as poucas ferramentas disponíveis no mercado naquela época.

Hoje em dia, há temas voltado totalmente para a otimização e captura de contatos, o Centive é o tema ideal para isso.

Tendo em vista que grande parte do sucesso do seu blog é sua lista de e-mail, você pode montar estratégias e colocar forms de captura em pontos chave para obter mais leads.

Aqui no Vende Fácil eu utilizo os box nos pontos:

  • Header
  • Sidebar
  • Corpo do artigo
  • Pop-up

Header

No Header – ou topo do blog – é o local onde o usuário tem o primeiro contato visual com o seu site (geralmente é para esse ponto que olham primeiro).

Para que a box de capturar funcione, no topo ou em qualquer parte do seu blog, é importante que sua chamada para ação (call to action) seja persuasiva e que ofereça algum valor para seu visitante.

Pense nisso como uma troca!

A pessoa coloca o e-mail, assina sua lista e você em troca, oferece informações e dicas para ele. É nesse momento que você inicia o relacionamento com sua audiência.

Essa troca de e-mail X benefício, é o que chamamos de isca digital.

Sidebar

Na sidebar, a minha isca digital é meu Ebook ensinando a como criar um blog do zero.

Um ponto importante sobre o seu box de captura, ou sua imagem para capturar e-mails, é você colocar  algo que chame atenção do seu leitor.

Você pode tentar criar imagens com cores que se destaquem (vermelho, amarelo). Utilizar frases que chamem a atenção da pessoa:
Clique aqui para receber 10 ebooks de graça!”, “Receba agora o manual do negócio digital”, etc.

Lembre-se de manter uma coerência de cores nos banners e clareza nas suas headlines.

Corpo do artigo

No corpo do artigo é onde eu consigo a maioria dos meus assinantes. O grande lance dessa estratégia é você “quebrar” a leitura do seu visitante e  “oferecer” algo importante e que chame a atenção da pessoa.

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Se você não sabe como começar uma lista de e-mail, recomendo ler meu artigo: como começar uma lista de e-mail do zero.

No meu caso, o box de captura oferece a quem se cadastra, dicas “exclusivas”  onde somente quem assina minha lista terá. Pode parecer algo simples e infantil, mas pode ter certeza que gera bastante resultado.

Pop Up

Esse ponto eu fico meio com o pé atrás de utilizar, mas também dá muito certo.

Por que eu disse que fico com o pé atrás?

Simples!

Você com certeza já visitou sites  em que assim que você abre a página, aparece aquela imagem fixa no centro da tela pedindo pra curtir um se cadastrar em algo.

E muito das vezes,  algumas dessas janelas não possui botão para fechar (você é obrigado a executar determinada ação) e alguns ainda deslizam junto com a tela.

É um saco isso não acha?

Esse tipo “desesperado” de obter assinantes para sua lista ao invés de ajudar, pode atrapalhar seu site. Utilize essa ferramenta de pop up com cautela, sem que você “force” a pessoa a fazer algo que ela não queira.

Aqui no Vende Fácil, eu utilizo esse box Pop-up (bem sexy, aliás hehehe) somente no Single-Page, ou seja, somente nas páginas de artigos.

Um exemplo -> http://vendefacil.blog.br/como-comecar-uma-lista-de-email/

10 itens importante para seu blog

Note que eu dou a opção da pessoa receber ou não minhas dicas, ofereço algo de valor (dicas exclusivas) e é um box de captura bem bacanudo, concordam? 😀

Resumo da ópera

Se você pretende criar (aconselho que comece hoje mesmo) formulários para captura de e-mails, faça o seguinte:

Leia meu artigo – Como começar uma lista de e-mail

Utilize o Leads Plugin – Plugin para capturar leads de forma descomplicada

Utilize o Centive no seu blog – Tema responsivo e pronto para converter visitantes em audiência.

4 – Página Sobre

10 itens importante para seu blog

Parece algo sem fundamento, mas tem fundamento sim (meio sem nexo o que eu falei rs).

A página sobre é ponto muito importante em qualquer blog, ainda mais se o blog for pessoal, assim como o meu.

É nessa página que você tem o espaço ideal para você falar do que se trata o blog, sobre sua história, suas dificuldades no começo de carreira, o que pretende ensinar, etc.

Utilize essa página para falar sobre você, seja pessoal!

As pessoas gostam de saber que por trás do seu  site, existe um ser humano igual a ela que é o responsável. Pessoas se conectam e se identificam com pessoas (ponto importante para inicio de relacionamento).

Pratique a linguagem pessoal no seu blog e em seus artigos que você verá os resultados.

Se você não tem ideia do que escrever nessa página do seu blog, dá uma olhadinha na minha  e veja um pouco sobre o que eu escrevi.

Se você deseja criar um campo “sobre o autor” assim como eu tenho aqui no blog, basta utilizar o plugin (se você utilizar WordPress) Author Bio Box.

Você pode fazer o download do plugin aqui: https://github.com/claudiosmweb/author-bio-box

5 – Botão de redes sociais

O mundo é social!

Tá, e daí Daniel? E daí que se você não é social, você não aparece!

Trazendo para o mundo dos blogs, se o seu blog não possuem aqueles botões para compartilhar artigo ou curtir sua página no Facebook, você tem grande chance de não ser visto e grande chance de não ter sucesso com seu site.

Sabendo disso, é vital para o seu blog que que você esteja nas redes sociais, compartilhando artigos, dividindo ideias, participando de discussões pertinentes ao seu nicho e se relacionando com outras pessoas.

Só para você ter uma ideia, de acordo com a Ranking Factors, um dos fatores importantes para ranqueamento de sites é o compartilhamento nas redes sociais. Veja na imagem:

10 itens importante para seu blog

 Veja a imagem completa aqui.

 Minhas dicas para você resolver o problema “Social” do seu blog é:

  • Instale os botões de compartilhamento de artigos. Recomendo o Plugin Flare.
  • Adicione os ícones das Redes Sociais (YouTube, Facebook, Twitter) na sidebar, rodapé, ou em pontos que você julgar serem necessários.

São 2 dicas simples mas que podem fazer a diferença e são fundamentais para o melhor ranqueamento do seu blog.

6 – Utilize os plugins correto

Outro ponto muito importante é a utilização dos plugins no seu WordPress. Uma das coisas que mais vejo  hoje em dia,  são blogueiros que perdem todo conteúdo do blog justamente por instalar plugin sem nenhum restringimento.

Alguns pontos que você pode observar na hora que for instalar o plugin:

  • A última atualização
  • O número de downloads
  • A versão de compatibilidade entre plugin e o WordPress
  • Comentários
  • Reviews

Eu geralmente baixo os plugins que estão disponíveis no próprio banco de dados do WordPress.org

Alguns plugins que eu utilizo no meu blog e que você pode instalar aí sem medo:

Esses são alguns que utilizo e caso você deseje, pode instalar no seu blog também.

7 – Artigos mais lidos ou artigos relacionados

E pra fechar com chave de ouro, não poderia faltar esse assunto: Artigos relacionados ou artigos mais lidos.

Já se deparou com  um  super artigo em que você teve o prazer de ler até o final e ficou com vontade de aprender mais?

É justamente aí que entra o ponto dos artigos relacionados.

É uma forma que você tem de “manter” os artigos mais antigos “vivos” e também fazer com que o seu leitor navegue mais tempo em seu site.

Há algumas formas que você pode fazer isso no seu blog:

  • Você pode criar uma lista manual (até mesmo na sidebar) com os artigos mais lidos ou com artigos relacionados no final do texto.
  • Utilizar o plugin WordPress Related Post e WordPress Popular Posts, para criar artigos relacionados e artigos populares, respectivamente…

Eu utilizo uma forma manual nessa estratégia. Se você deslizar até o final desse artigo você irá ver o artigo seguinte e o artigo anterior. Em breve irei criar uma categoria com os artigos mais populares.

Resumo

Bom galera hoje nós aprendemos um pouco sobre alguns pontos que considero fundamental para que o seu blog tenha sucesso na web. Logicamente que existem alguns outros fatores e que numa outra oportunidade eu comento aqui.

É importante você manter um padrão de navegabilidade, otimização para os mecanismos de busca e de compartilhamento nas redes sociais.

Seu blog precisa atender a esses requisitos básicos para que se destaque entre a concorrência.

Espero que esse artigo tenha contribuído para o seu desenvolvimento como blogueiro e como profissional de marketing.

Gostaria muito de ouvir a sua opinião sobre o artigo, comente abaixo que terei o prazer de responder.

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Um grande abraço.

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Daniel Martins

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

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