Marketing Digital Daniel Martins

3 Passos Para Proteger a Identidade de uma Marca na Internet!

A vida dos empreendedores virtuais não é fácil. É comum que estes tenham de resolver dezenas de assuntos simultaneamente, o que acaba tornando o tempo para atividades estratégicas bastante escasso.

No entanto, a proteção da identidade de uma marca é um dos fatores determinantes no sucesso de uma empresa. A seguir, são listadas algumas medidas fundamentais para a preservação da imagem de uma organização no ambiente online.

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Nomes de Domínio

Quem deseja disseminar um negócio online, manter os consumidores atualizados ou mesmo oferecer mais informações aos consumidores em potencial deve sem dúvidas investir em um website. Nesse sentido, a compra do nome de domínio em sites internacionais especializadas como Sedo ou 1&1 é uma das maneiras mais baratas e eficientes de se proteger a identidade de uma marca.

Sempre que possível, é preferível adquirir o domínio que reflete o nome exato da marca. No entanto, nem sempre esta opção estará disponível. Neste caso, tente incluir o nome da marca no domínio, aliada a uma palavra que melhor represente o ramo de negócio em que a organização está presente. Por exemplo, para a fábrica de sapatos fictícia “DEF”, uma boa opção é “sapatosdef.com” ou “defsapatos.com”.

Mídias Sociais


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Mesmo que não se tenha planos de fazer uso imediato das diversas mídias sociais existentes, é importante tomar iniciativa em reservar os nomes da sua marca assim que a estratégia de conteúdo online for definida. Entre as mais populares estão o Twitter, Facebook e YouTube.

É Importante criar as páginas correspondentes para a sua empresa de maneira que o endereço reflita a sua marca o melhor possível. Aqui vale a dica anterior para a escolha dos nomes de domínio: tente manter o nome de usuário nas redes sociais idêntico ou o mais próximo possível do nome da marca.

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Direitos de Propriedade

Quem deseja investir seriamente em um negócio online pode acabar se interessando por registrar a propriedade intelectual do site ou negócio. O processo é relativamente simples, no entanto a conclusão do mesmo pode levar anos. Esta é uma medida importante para evitar futuras disputas e dores de cabeça.

Uma boa prática a ser feita durante a decisão pelo nome da marca ou escolha do domínio é realizar uma busca no sistema do INPI para conferir se o nome escolhido não está em uso atualmente. Nada é mais frustrante do que despender esforços na construção de uma presença online para mais tarde se dar conta de que foi tudo em vão.

Estas são algumas medidas que, apesar de simples, garantirão o controle sobre a sua marca e o futuro da imagem da sua empresa quando adotadas desde cedo.

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Sobre o autor | Website

Daniel Martins é blogueiro, Consultor de Marketing digital e Analista de Mídias Sociais. Descobriu através dos blogs uma forma de transmitir a quem precisa tudo o que aprendeu ao longo de 3 anos estudando sobre Marketing.

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